31 de julho de 2025
ENERGIA

Cada vez mais petroleira e menos empresa de energia, Petrobras anuncia aquisição de broco de exploração na África

Veja mais

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Imagem noturna da sede da Petrobras, no Rio Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 15/09/2025) A Petrobras está cada vez mais uma petroleira que uma empresa de energia como foi o discurso divulgado pela empresa no início deste Lula 3.

Nessa sexta-feira, 12, a companhia informou que concluiu a aquisição de 27,5 % de participação no bloco 4, localizado em São Tomé e Príncipe, na África. Com essa aquisição, a Petrobras passa a integrar o consórcio do referido bloco, composto pela Shell, operadora do ativo (30%), além de Galp (27,5%) e ANP-STP (15%).

A Petrobras atua em São Tomé e Príncipe desde fevereiro de 2024, quando adquiriu 45% de participação nos blocos 10 e 13 e 25% de participação no bloco 11. 

A operação reforça a atuação exploratória da Petrobras no continente africano, com o propósito de diversificação de portfólio, e está alinhada à estratégia de longo prazo da companhia, visando à recomposição das reservas de petróleo e gás por meio de exploração de novas fronteiras e atuação em parceria.

A aquisição do bloco 4 em São Tomé e Príncipe observou todos os trâmites internos de governança da companhia e está conformidade com o Plano Estratégico 2025-2029.

( da redação com informações da Ag. Petrobras. Edição: Política Real)