Adasa completa 21 anos e Ribeiro diz ter a honra de comandar a empresa neste momento de “maioridade”
Celina Leão participou do evento
Publicado em
Na última sexta-feira, 12 de setembro, a Adasa(Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal ) celebrou seus 21 anos de trajetória em evento realizado no Clube Naval de Brasília.
Reunindo cerca de 300 convidados, entre autoridades, representantes de entidades do setor de saneamento e servidores da Agência, a comemoração foi marcada por homenagens, reconhecimento institucional e momentos de confraternização. Na ocasião, também foi festejado o aniversário de 20 anos da Associação dos Servidores da Adasa (ASCADASA), reforçando a união e a valorização da história construída em conjunto pela Agência e seus colaboradores.
A abertura da cerimônia foi marcada pela exibição de um vídeo comemorativo, que resgatou os principais marcos da atuação da Adasa ao longo das últimas duas décadas e reforçou seu papel essencial na regulação e fiscalização de serviços fundamentais para a população do Distrito Federal.
“A Adasa chega à maioridade, completando 21 anos, dos quais tive a honra de estar à frente nos últimos cinco. Foram anos de muito trabalho, marcados por conquistas importantes. Realizamos concurso público e, em menos de dois anos, convocamos todos os aprovados, fortalecendo nosso quadro técnico e ampliando a capacidade de entrega da Agência. Também buscamos inovar na regulação, demonstrando que ela não se limita a fiscalizar e punir: ela significa, sobretudo, construir soluções em benefício da sociedade. Avançamos ainda na educação ambiental com o Programa Adasa na Escola, em parceria com a Secretaria de Educação, formando crianças e jovens como agentes de transformação na conscientização sobre o uso responsável da água”, resumiu o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, em sua fala de abertura.
Além de Ribeiro, compuseram o dispositivo oficial da cerimônia a governadora em exercício, Celina Leão; os deputados distritais Chico Vigilante e Rogério Morro da Cruz; o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo; a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá; o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes; o diretor da Adasa, Vinicius Benevides; o presidente do SLU, Luiz Felipe de Carvalho; as diretoras da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Larissa Oliveira Rêgo e Cristiane Collet Battiston; e o diretor de engenharia da Caesb, Sérgio Lemos.
A programação também incluiu uma homenagem especial à memória do ex-governador Joaquim Domingos Roriz, responsável por instituir a Adasa em 2004. A placa comemorativa foi recebida pelo atual secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, que também atuou no governo Roriz.
“Sou grato a todos, e, em nome da família Roriz, expresso a relevância deste momento. Sinto-me honrado em testemunhar a evolução ao longo destes 21 anos, especialmente no que tange ao pioneirismo da Agência e às transformações resultantes”, disse Zé Humberto.
Outro destaque da celebração foi a primeira edição do Prêmio Adasa, criado para reconhecer personalidades e instituições que contribuem de forma significativa para o fortalecimento da regulação e da sustentabilidade no Distrito Federal.
Na categoria Instituição, a Secretaria de Educação do DF foi homenageada pelo trabalho conjunto com o Programa Adasa na Escola, que há 15 anos promove educação ambiental e práticas sustentáveis em centenas de escolas.
"Esta premiação honra a Secretaria de Educação. Em parceria com a Adasa, cumprimos nosso papel de educar as crianças sobre uso racional da água, preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Em 15 anos de projeto, vemos os resultados: os estudantes alertam sobre vazamentos e torneiras pingando, tornando-se guardiões da água no DF. Agradecemos o prêmio e estendemos o reconhecimento a todos os servidores da Secretaria", destacou Hélvia Paranaguá.
Na categoria Personalidade, o governador Ibaneis Rocha foi agraciado pelo apoio e investimentos destinados à ampliação da cobertura de água e saneamento no DF. A premiação foi recebida pela governadora em exercício, Celina Leão.
“Os servidores públicos aqui presentes estão bem familiarizados com a Câmara Distrital, pois a maioria das leis que regem suas carreiras foram por nós debatidas e aprovadas. É uma honra estar novamente com vocês, agora em uma nova posição, como vice-governadora, neste evento, representando o governador Ibaneis, que, por compromissos anteriores, não pôde comparecer”, iniciou Celina Leão.
A governadora em exercício ressaltou ainda que o apoio de Ibaneis à Adasa é evidente, principalmente por sua postura em garantir que a agência tenha a autonomia que lhe cabe, bem como uma equipe composta por profissionais altamente qualificados e competentes.
“Raimundo Ribeiro está à frente dessa gestão, testemunhando a autonomia na escolha dos diretores, incluindo o Vinícius, a quem desejo homenagear e, por extensão, todo o corpo técnico da Adasa, que possui vasta experiência nesse setor. As agências reguladoras foram criadas para atuar de forma imparcial, fiscalizando, orientando e alertando sobre as necessidades e regulamentações, e a Adasa cumpre esse papel de forma exemplar”, enfatizou.
Celina lembrou ainda que Brasília recebeu o prêmio de cidade mais sustentável do país. “Essa conquista é resultado de uma legislação eficaz, representada por nossos deputados, de um órgão eficiente como a Adasa e de um governo que está sempre atento e aberto ao diálogo, buscando o melhor para o Distrito Federal”, concluiu.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)