PF faz Operação Cambota por conta dos descontos ilegais do INSS, prende “Careca do INSS”, aprende joias e carros
Empresário Maurício Camisotti também foi preso
Publicado em
Com agências
(Brasília-DF, 12/09/2025) Na manhã desta sexta-feira, 12, no dia seguinte a decisão da CPMI do INSS aprovar quebra de sigilo fiscal e bancário do chamado “Careca do INSS”, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Cambota, um desdobramento da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados de São Paulo e no Distrito Federal.
Ainda segundo o comunicado, a operação apura os crimes de impedimento ou embaraço de investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio e possível obstrução da investigação por parte de alguns investigados.
Segundo o G1 DF, a PF apreendeu no Lago Sul, em Brasília, uma Ferrari, um carro semelhante aos de Fórmula 1, relógios de luxo e dinheiro em espécie durante operação contra fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Na mesma ação, foram presos Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o "Careca do INSS", e o empresário Maurício Camisotti. Em endereços de São Paulo, a polícia também apreendeu várias obras e objetos de arte.
Veja a nota da PF
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12/9) a Operação Cambota, desdobramento da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados de São Paulo e no Distrito Federal.
A ação apura os crimes de impedimento ou embaraço de investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio, além da possível obstrução da investigação por parte de alguns investigados.
Locais dos cumprimentos de mandados:
6 buscas no DF
7 buscas em SP
(1 MP em SP e 1 no DF)
( da redação com informações de assessoria e G1. Edição: Política Real)