Empresa portuguesa Mota-Engil arrematou a concessão do Túnel Santos Guarujá; Alckmin e Tarcísio de Freitas estiveram juntos no leilão na B3
Com investimento total estimado em R$ 6,8 bilhões, o empreendimento será realizado no modelo de Parceria Público-Privada (PPP)
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Com agências.
(Brasília-DF, 05/09/2025). Nesta sexta-feira, 05, na sede da B3, a empresa portuguesa Mota-Engil arrematou a concessão da maior obra de infraestrutura do Novo PAC e o Governo de São Paulo para o primeiro túnel submerso da América Latina. Sonhada há mais de 100 anos, a obra do túnel que liga Santos a Guarujá, em São Paulo, vai sair do papel.
No evento, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, ressaltou o trabalho integrado entre governos federal e estadual junto com a iniciativa privada para a realização da obra, que atraiu R$ 6,8 bilhões de investimentos.
"Estamos unidos para viabilizar essa grande causa. Os opostos, quando convergem, é possível fazer, não apenas um túnel, mas fortalecer o nosso país. Vamos à obra”, ressaltou o ministro ao celebrar a viabilização do túnel Santos-Guarujá.
Alckmin relembrou que, em 2011, quando era governador de São Paulo, mudou o projeto de ponte para o túnel, após ouvir especialistas. "Nós fomos ouvir a engenharia, ouvir especialistas, ouvir os portuários, e a conclusão foi que a ponte poderia ser um grande limitador ao porto crescendo e com navios cada vez maiores", detalhou. Com base nesses pareceres, o governo estadual avançou com o projeto executivo e o licenciamento ambiental para o túnel submerso, que agora se torna realidade.
Alckmin destacou, ainda, que a construção do túnel só será possível porque a Autoridade Portuária se manteve pública, viabilizando a parceria público-privada (PPP) para construir e operar o túnel.
“Só estamos aqui porque o porto não foi privatizado, porque estava no programa de privatização. E o que está viabilizando é a autoridade portuária, por parceria público-privada, de PPP, para construir e operar, por 30 anos. Um túnel que vai passar pedestre, bicicleta, moto, carro, ônibus, caminhão, VLT, que nós fizemos, vai chegar no Guarujá. Então, estratégico”, avaliou.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a assinatura do contrato para o túnel Santos-Guarujá como um marco do "espírito republicano", reunindo a cooperação entre os governos federal e estadual. Ele ressaltou que a viabilização da obra foi possível graças ao resgate do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
“É um esforço conjunto que começou no governo do atual vice-presidente, Alckmin, aqui no governo do Estado, que licenciou a obra. E ao longo desses anos nós fomos elaborando os trabalhos para viabilizá-la. E agora eu vejo mais um antigo sonho ser realizado. E o presidente Lula tem o bom hábito de tentar realizar velhos sonhos que pareciam irrealizáveis”, ressaltou.
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, contou que a construção do túnel foi sugerida ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva como a principal obra do Ministério de Portos e Aeroportos – pasta chefiada por França na época.
“Eu ainda lembrei que havia recursos disponíveis dentro da Autoridade Portuária que poderiam servir. É uma obra que vai ser feita sem orçamento da União, com orçamento do próprio da Autoridade Portuária. Portanto, o Porto está devolvendo para a Baixada um pouco de tudo o que a Baixada fez pelo Porto de Santos”, salientou.
Tarcísio Freitas posa com sua turma com martelo na B3
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que se está testemunhando o futuo da Baixada Santista.
““O dia é realmente histórico. São 100 anos de espera, que está terminando agora. Várias pessoas trabalharam nesse projeto para que ele se tornasse real. Tivemos várias discussões, muitas horas de trabalho. O que estamos celebrando hoje é o futuro da Baixada Santista, do estado de São Paulo e do Brasil”, afirmou .
Com investimento total estimado em R$ 6,8 bilhões, o empreendimento será realizado no modelo de Parceria Público-Privada (PPP) patrocinada, com prazo de 30 anos. O aporte público máximo é de R$ 5,1 bilhões, dividido igualmente entre Estado e União (R$ 2,5 bilhões cada).
O túnel Santos-Guarujá promete transformar a mobilidade da Baixada Santista. A ligação fixa entre as duas cidades reduzirá o tempo de travessia para apenas dois minutos. Hoje, a travessia de balsa leva em média 18 minutos – sem contar filas e atrasos –, enquanto pela estrada o percurso pode chegar a uma hora para completar os 40 quilômetros.
Com investimento total estimado em R$ 6,8 bilhões, o empreendimento será realizado no modelo de Parceria Público-Privada (PPP) patrocinada, com prazo de 30 anos. O aporte público máximo é de R$ 5,1 bilhões, dividido igualmente entre Estado e União (R$ 2,5 bilhões cada).
O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, com módulos de concreto pré-moldados, instalados no leito do canal portuário – uma técnica já consagrada em países da Europa e da Ásia. A infraestrutura contará com três faixas por sentido, sendo uma delas reservada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), passagem para pedestres e ciclistas e galeria de serviços. A concepção multimodal coloca a Baixada Santista na rota da mobilidade do futuro, oferecendo soluções mais rápidas, sustentáveis e inclusivas.
Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas, que levam cerca de 18 minutos por travessia, mas estão sujeitas a filas e variações de operação. Pela estrada, o deslocamento pode chegar a 1 hora. Com o túnel, o trajeto será feito em até 5 minutos, beneficiando diretamente os mais de 2 milhões de habitantes da Baixada Santista e trabalhadores que circulam diariamente entre as cidades.
Túnel imerso
A escolha pelo método de túnel imerso foi resultado de análise técnica criteriosa. Alternativas como ponte ou túnel escavado foram descartadas em razão de restrições da Base Aérea de Santos, tráfego intenso de navios no canal portuário e solo instável da região. A solução imersa garante menor impacto urbano e ambiental, reduz desapropriações e permite execução mais rápida e segura.
O contrato estabelece tarifa de referência de R$ 6,15 por sentido para veículos, valor semelhante ao da balsa atualmente em operação. Pedestres e ciclistas terão isenção de cobrança, assegurando acesso inclusivo à travessia.
“O Túnel é um projeto que estamos seguindo há um bom tempo, que torna-se uma infraestrutura fundamental para o estado de São Paulo, o Porto de Santos e o Brasil. Temos a certeza de que iremos cumprir com as nossas obrigações e esperamos iniciar a obra o mais rapidamente possível”, disse Manuel António da Fonseca Vasconcelos da Mota, vice-presidente da Mota-Engil Latam Portugal.
O projeto prevê a geração de aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos, além de capacitação de trabalhadores locais. A obra beneficiará diretamente cerca de 2 milhões de habitantes da Baixada Santista, reduzindo em até 90% o tempo de travessia entre Santos e Guarujá e fortalecendo a integração logística com o Porto de Santos.
A modelagem foi construída em diálogo com a população e órgãos de controle, resultando em ajustes no traçado. Em julho de 2025, a CETESB emitiu parecer técnico favorável à Licença Prévia, confirmando a viabilidade ambiental do empreendimento.
O projeto também foi apresentado em missão internacional à Dinamarca, Holanda e Noruega, com destaque para visitas ao túnel Fehmarnbelt (Dinamarca–Alemanha) e reuniões com empresas líderes globais em engenharia de infraestrutura.
( da redação com informações de agências. Edição: Política Real)