Segundo Genial/Quaest, 46% dos brasileiros são favoráveis ao impeachment do ministro Alexandre Moraes; chama atenção que 20% dos eleitores de Lula também defende o impeachment
A divisão do país aparece mais forte aqui: 68% dos eleitores do Lula são contra o impeachment, enquanto 82% dos eleitores de Bolsonaro são favoráveis
Publicado em
(Brasília-DF, 27/08/2025). No início da tarde, a parceira entre a Genial/ Quaest divulgou pesquisa sobre como o brasileiro avalia um possível pedido de Impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal(STF), Alexandre de Moraes.
Um total de 46% dos brasileiros são favoráveis ao pedido de cassação.
Veja
os comentários do CEO da Quaest, professor Felipe Nunes:
Pesquisa Genial/Quaest mostra que 46% dos brasileiros são favoráveis ao impeachment de Alexandre de Moraes, 43% são contrários.
O país parece polarizado em relção ao tema: eleitores de direita + bolsonaristas são os mais favoráveis ao impeachment (81% e 83%); eleitores de esquerda + lulistas são contra (68% e 83%); o centro se divide 40 x 44.
A divisão do país aparece mais forte aqui: 68% dos eleitores do Lula são contra o impeachment, enquanto 82% dos eleitores de Bolsonaro são favoráveis.
Mas vale notar: tem 22% de eleitores do Lula favoráveis e só 10% (metade) dos eleitores do Bolsonaro que são contra.
Se o impeachment divide, a aplicação da lei Magnitsky contra Moraes parece mais injusta (49%) que justa (39%)
Nesse caso, os eleitores de centro tendem a ter opinião mais parecida com os eleitores de Lula: 50% do centro acham a Magnitsky injusta e só 33% do centro acham a aplicação justa.
A Quaest ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17/08. A margem de erro é de 2 pp e o nível de confiabilidade das estimativas é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.
( da redação com informações de assessoria e redes sociais. Edição: Política Real)