31 de julho de 2025
TARIFAÇO

REDES SOCIAIS: Lula recupera popularidade digital e soma 2,5 milhões de novos seguidores, revela estudo da Ativaweb

Efeito Trump ajuda Lula, ao menos nas redes sociais

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Estudo mostra que Lula cresce nas redes sociais com o Efeito Trump Foto: retirado do estudo da Ativaweb

(Brasília-DF, 19/08/2025). Nesta terça-feira, a Ativaweb revelou estudo que, sob Efeito Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem o que comemorar em sua presença nas redes sociais.   Veja AQUI a íntegra do estudo.

Em oito meses, presidente ampliou em cerca de 2,5 milhões o total de seguidores em suas redes oficiais, consolidando uma audiência de 34,5 milhões; conflito com Trump impulsionou narrativa de soberania e defesa do Brasil.

O mais recente levantamento da Ativaweb mostra que o presidente Lula registrou um crescimento expressivo em sua presença digital entre dezembro de 2024 e agosto de 2025. No período, foram 2,5 milhões de novos seguidores somados em suas contas oficiais no Instagram, Facebook, TikTok, X (Twitter) e YouTube, alcançando um total consolidado de 34,5 milhões de seguidores.

O Instagram e o TikTok puxaram o avanço, cada um com aproximadamente +800 mil seguidores, seguidos pelo X (Twitter) (+500 mil), Facebook (+200 mil) e YouTube (+100 mil).

O estudo destaca que o ponto de virada foi o episódio conhecido como “Efeito Trump”. As tarifas anunciadas pelo presidente norte-americano contra o Brasil serviram como catalisador de uma narrativa de soberania nacional e defesa do país, amplamente absorvida pelas redes sociais. O resultado foi uma onda de engajamento que consolidou a recuperação digital de Lula.

Alek Maracajá, presidente da Ativaweb, deu uma declaração: “O grande motor desse crescimento foi o Efeito Trump, que puxou a ideia de soberania e defesa do Brasil, despertando engajamento massivo e reposicionando Lula como líder que protege o país diante de pressões externas.”

Segundo a Ativaweb, o presidente reverteu o desgaste de 2024, quando chegou a perder mais de 1 milhão de seguidores somando Instagram e Facebook. Hoje, o conjunto das redes oficiais mostra não apenas recuperação, mas expansão, reforçando a posição de Lula entre os líderes políticos mais seguidos do mundo.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)