Deputado do Tocantins, Ricardo Ayres, será o relator da CPMI do INSS, indica Hugo Motta
Presidente da CPMI será o senador Omar Aziz
Publicado em
( reeditado)
(Brasília-DF, 15/08/2025). No final da manhã, 15, nas redes sociais, o deputado Hugo Motta( Republicanos), presidente da Câmara dos Deputados, anunciou o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) como relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar os descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, confirmou que a CPMI do INSS será instalada na próxima semana. A comissão vai investigar os descontos indevidos em benefícios do INSS praticados por associações de representação de aposentados, a partir de 2019, segundo investigações da Polícia Federal. A fraude pode ter chegado a R$ 6,4 bilhões ao longo de seis anos.
Segundo Alcolumbre, a última pendência — a indicação dos deputados que iriam compor o colegiado — foi resolvida nessa quarta. A data e os horários exatos da instalação ainda serão definidos.
“É o meu desejo, acordado com o presidente da Câmara, Hugo Motta, que façamos a instalação na próxima semana. Hoje, os líderes da Câmara completaram as indicações. Na semana que vem faremos a instalação da comissão mista”, anunciou Alcolumbre.
Ele também confirmou que o colegiado será presidido pelo senador Omar Aziz (PSD-AM).
A comissão será composta por 15 deputados e 15 senadores titulares, com o mesmo número de suplentes. O prazo previsto para os trabalhos é de 180 dias. As despesas da CPMI estão estimadas em R$ 200 mil, conforme o requerimento.
( da redação com informações de assessoria e redes sociais. Edição: Política Real)