31 de julho de 2025
PODER

COMENTÁRIO DO DIA: Poder?! Se exerce!

Ouça o comentário da Política Real

Por Política Real
Publicado em
Poder, também é saber manipular as forças! Foto: Jus Brasil

(Brasília-DF, 13/08/2025) A manhã começou com 14ºC no centro da Capital do Brasil. A hora mais quente deverá ficar em 29ºC. Manhã frias mas depois esquenta.

Hoje, finalmente, haverá sessão no plenário do Supremo Tribunal Federal.

Haverá muito trabalho na Câmara dos Deputados. No mínimo duas sessões solenes e sessão de votação à tarde. 

No Senado, sessão à tarde, mas haverá trabalho nas comissões por toda a manhã. Dia cheio nas alas Alexandre Costa e Antônio Mariz.

No Planalto, Lula começa o dia recebendo professor de Harvard e depois apresenta, oficializa, ato com medidas para compensa o tarifaço de Donald Trump. Algo esperado.

Mercado refletiu números positivos da inflação ontem, vamos ver o que ele vai dizer da proposta das compensações que o Governo diz não vai gerar endividamento. Será?!

E o que mais?!

 

OUÇA AQUI

LEIA AQUI

 

 

COMENTÁRIO

Poder é algo que não se guarda, se estoca, se economiza, é algo que se exerce.

Nessa terça-feira, em que ministros da equipe econômica, às vésperas de anúncio de pacote de compensações ao tarifaço de Trump, estiveram no Senado e houve reunião de líderes na Câmara para definir futuro, todas as frentes parlamentares foram ouvir o deputado Arhur Lira.

O ex-presidente da Câmara foi falar, e foi ouvido pelo mundo econômico, representantes da Faria Lima, sobre o futuro do projeto de isenção de R$ 5 mil do Imposto de Renda.  Setores econômicos diversos, inclusive as Bets, não querem pagar mais impostos para isso.

Lira disse para essa gente que o projeto só deve ser votado entre setembro e dezembro e que haverá modificações a seu relatório.

Lira criou a máxima de quem define votações são os líderes partidários. Ele se antecipou aos líderes partidários, ao presidente Hugo Motta, deixando tudo claro, porém mal explicado, tanto para o mercado como para o Governo para que lado a banda toca.

A isenção de 5 mil do IR é gênio que saiu da garrafa, ninguém mais volta com ele para a garrafa.

Arthur Lira exerce poder ao orientar as ações desse gênio poderoso. De fato, poder não é algo que se economiza, se exerce!

Foi Genésio Araújo Jr, de. Brasília.

( da redação)