31 de julho de 2025
PODER

Senadores de oposição desmobilizam ocupação do plenário e comemoram 41 assinaturas para pedido de impeachment de Alexandre de Moraes; veja como foram as votações no Senado

O Senado aprovou a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

Por Política Real com redes sociais
Publicado em

(Brasília-DF, 07/08/2025) A Oposição no Senado, no meio da manhã desta quinta-feira,07, que estava desmobilizando a ocupação que fez do plenário do Senado Federal. Eles afirmavam que essa posição se dava pois eles teriam conseguido 41 assinturas, a maioria dos senadores na Casa, para levar adiante um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

O líder da Oposição no Senado, senador Rogério Marinho (PL-RN), fez o anuncio em coletiva no chamado “Salão Azul”.

“O Senado ouviu o clamor do povo e alcançamos as 41 assinaturas para abrir o impeachment de Alexandre de Moraes. O Brasil cansou de abusos, censura e perseguição. A resposta veio de onde devia: da democracia viva nas ruas!”, disse.

Perguntado sobre quem teria sido o 41º senador a assinar o requerimento de pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, ele disse que era o senador do Sergipe.

“O senador Laércio, é o 41 senador a assinar o requerimento de abertura do impeachment  do ministro Alexandre de Moraes. Vitória do brasil”, disse.

O deputado Nikolas Ferreira(PL-MG) também comentou nas redes sociais a decis1ao do senador do Sergipe.

“Senador Laércio (PE), acaba de se posicionar pelo Brasil e apoiar o impeachment de Moraes. Portanto, soma-se 41 assinaturas e temos maioria para admissibilidade da denúncia.

Resta agora, Alcolumbre receber a denúncia para dar início ao processo de impeachment:

1.Alcolumbre lê a denuncia.

2.Instalada Comissão Especial

3.Parecer prévio sobre o prosseguimento da denúncia – Maioria simples (41 votos)

4.10 dias p/ministro apresentar defesa

5.Parecer final - Maioria simples (41 votos)

http://6.Se o parecer da Comissão for aprovado, desde então o ministro fica afastado.

7.Decisão final do Plenário – 2/3 dos senadores

Em frente, a tirania cairá.”, disse a postagem.

A Oposição no Senado decidiu desmobilizar a ocupação do plenário do Senado Federal, O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, retomou o trabalho e a partir das 11 horas foi realizada uma sessão no Plenário.

Após desobstrução do Plenário, sessão presencial para votação de matérias é iniciada às 11 horas da manhã desta quinta-feira.

Senadores aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo 268/2024, que ratifica acordo internacional sobre serviços aéreos entre o Brasil e a Finlândia. O PDL segue para promulgação

O Plenário aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 481/2023, que ratifica o acordo de cooperação militar entre o Brasil e o Barein. O texto segue para Promulgação.

Plenário aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 478/2023, que permite a atualização de regras sobre segurança e acomodações em navegações. Segue agora para promulgação.

O Senado aprovou a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos. O PL 2.692/2025 segue para sanção presidencial.

( da redação com informações de assessoria, redes sociais e Ag. Senado. Edição: Política Real)