31 de julho de 2025
ECONOMIA

Defesa de Bolsonaro diz que ex-presidente "não descumpriu qualquer medida"; veja a reação dos filhos e da mulher Michele Bolsonaro

Por meio de nota, os advogados afirmaram que Bolsonaro não estava proibido de dar entrevistas ou fazer discursos públicos

Por Política Real com agências
Publicado em
Fachada da entrada do condomínio, no bairro Jardim Botânico, onde mora Jair Bolsonaro, em BSB Foto: site Metropolis

(Brasília-DF, 04/08/2025)  A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou, na noite desta segunda-feira, 04, ter sido "surpreendida" com o decreto da prisão domiciliar, já que o ex-presidente "não descumpriu qualquer medida".

Por meio de nota, os advogados afirmaram que Bolsonaro não estava proibido de dar entrevistas ou fazer discursos públicos.

"A frase 'boa tarde, Copacabana. Boa tarde meu Brasil. Um abraço a todos. É pela nossa liberdade. Estamos juntos', não pode ser compreendida como descumprimento de medida cautelar, nem como ato criminoso."

Mais

Filho do ex-presidente e deputado federal (PL-SP), Eduardo Bolsonaro fez postagens em inglês e português na rede social X protestando contra a prisão do pai.

O deputado, que está morando nos EUA e pressionando políticos americanos por sanções contra Alexandre de Moraes e o STF, afirmou que a prisão ocorreu "sem crime, sem evidências, sem julgamento".

"O Brasil não é mais uma democracia. O mundo precisa notar isso", escreveu o parlamentar.

Eduardo Bolsonaro destacou que a decisão de Moraes ocorreu no mesmo dia em que a organização Civilization Works publicou dossiê acusando o ministro do STF de criar uma força-tarefa para fazer postagens em mídias sociais justificando as prisões do 8 de janeiro.

Bolsonaro e Eduardo são investigados por tentativa de obstruir o processo no qual o ex-presidente é acusado de comandar um susposto golpe de Estado para se manter no poder.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse em entrevista à CNN Brasil que a prisão do pai demonstra que o Brasil estaria agora "oficialmente numa ditadura".

"Uma única pessoa sozinha decreta a prisão de um ex-presidente da República, uma pessoa honesta, uma pessoa correta", disse Flávio, afirmando que o processo contra o pai seria um "jogo de cartas marcadas".

"Era tudo o que o Alexandre Moraes queria, se vingar do presidente Bolsonaro."

O senador acusou Moraes de previamente "desequilibrar o processo eleitoral" quando foi presidente do TSE, durante as eleições de 2022 — "pesando mais a favor do nosso concorrente", disse Flávio.

Michelle Bolsonaro: 'Deus mesmo é o juiz'

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-RJ) publicou somente um salmo bíblico para se manifestar sobre a prisão do ex-presidente.

"E os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus mesmo é o juiz", escreveu ela.

No domingo ,3, Michelle participou da manifestação dos apoiadores do marido em Belém (PA). Na ocasião, ela fez um discurso afirmando que direitos estão sendo violados.

"O meu marido está sofrendo censura prévia, o meu marido foi silenciado. Muitos foram silenciados antes. Nós temos vários cidadãos presos".

( da redação com agências e redes sociais. Edição: Política Real)