31 de julho de 2025
TARIFAÇO

Fernando Haddad disse que minerais críticos e as terras raras podem entrar na discussão tarifária com os Estados, mas sugere que Brasil em cooperação tecnológica

Haddad disse que é necessário despolitizar o debate comercial

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Fernando Haddad fala na BandNews Foto: imagem de streaming

(Brasília-DF, 04/08/2025) Nesta segunda-feira, 04, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concedeu uma entrevista no programa “Entre Nós” na BandNews.  Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou que os Estados Unidos fizeram golpe no Brasil e que ele ainda tem interesse de ver o uso de outras moedas, além do dólar, no comércio internacional, ele disse que os minerais críticos e as terras raras podem entrar nas negociações tarifárias com os Estados Unidos, no entanto ele defendeu a cooperação tecnológica.

“Nós somos um país mais independente porque somos mais diversos do ponto de vista da nossa pauta de exportação. Mas, em se tratando da maior economia do mundo, o Brasil pode participar mais do comércio bilateral e, sobretudo, de investimentos estratégicos. Nós temos minerais críticos e terras raras. Os Estados Unidos não são ricos nesses minerais. Nós podemos fazer acordos de cooperação para produzir baterias mais eficientes na área tecnológica”, disse.

Haddad disse que é necessário despolitizar o debate comercial.

”Nós temos que procurar despolitizar o debate comercial. O comércio internacional não pode ser utilizado para interesses eleitorais de um país que quer ver o nosso país governado por forças que querem entregar as riquezas nacionais, incluindo aí as terras raras, os minerais críticos. A questão da regulação das bibliotecas, a questão do PIX, por exemplo, que nós entendemos que tem que ser mantido sob a responsabilidade do nosso Banco Central. Tudo isso são questões de soberania nacional, que nada tem a ver com o debate comercial.”, disse.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)