Trump, em carta a Lula, diz que vai aplicar taxas de 50% sobre produtos brasileiros por conta das ações judiciais contra Jair Bolsonaro e “aos ataques insidiosos do Brasil" contra as Mídias Sociais dos Estados Unidos
Veja mais
( Publicada originalmente às 18 h 00 do dia09/07/2025)
(Brasília-DF, 10/07/2025) O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encaminhou carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o tarifaço de 50% no Brasil. Numa carta de cinco parágrafos ele diz que essa taxa se deve as judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e contra as eleições livre no Brasil, segundo ele.
“Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra as Eleições Livres e a Liberdade Fundamental de Expressão dos Americanos (como recentemente ilustrado pela Suprema Corte Brasileira, que emitiu centenas de Ordens SECRETAS e ILEGAIS de Censura a contas de Mídia Social dos EUA, ameaçando-as com Milhões de Dólares em Multas e Evicção da mídia social brasileira), a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma Tarifa de 50% sobre quaisquer e todos os produtos brasileiros enviados para os Estados Unidos, separadamente de todas as Tarifas Setoriais.”, diz o texto.
Veja a carta de Donald Trump ao Brasil:
Prezado Sr. Presidente,
Eu conheci e lidei com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitava muito, assim como a maioria dos outros líderes de países. A maneira como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, incluindo pelos Estados Unidos, é uma desgraça internacional. Este julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma caça às bruxas que deveria terminar IMEDIATAMENTE!
Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra as Eleições Livres e a Liberdade Fundamental de Expressão dos Americanos (como recentemente ilustrado pela Suprema Corte Brasileira, que emitiu centenas de Ordens SECRETAS e ILEGAIS de Censura a contas de Mídia Social dos EUA, ameaçando-as com Milhões de Dólares em Multas e Evicção da mídia social brasileira), a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma Tarifa de 50% sobre quaisquer e todos os produtos brasileiros enviados para os Estados Unidos, separadamente de todas as Tarifas Setoriais. Bens transacionados para evitar esta Tarifa de 50% estarão sujeitos a uma Tarifa maior.
Além disso, tivemos que revisar nossas relações comerciais com o Brasil, e concluímos que devemos nos afastar do relacionamento de longa data e muito injusto de comércio que é exacerbado pela Tarifa do Brasil, e Não-Tarifas, Políticas e Barreiras Comerciais. Nossa relação tem sido, infelizmente, longe de ser recíproca.
Por favor, entenda que a margem de 50% é muito menor do que o necessário para ter o Campo de Jogo Equilibrado que devemos ter com seu País. E é necessário ter isso para retificar as graves injustiças do regime atual. Se você estiver ciente, não haverá Tarifa se o Brasil, ou empresas dentro do seu País, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos todo o possível para que as aprovações sejam rápidas, profissionais e rotineiras — em outras palavras, em questão de semanas.
Se por algum motivo você decidir aumentar suas Tarifas, então, qualquer que seja o número que você escolher para aumentá-las, será adicionado aos 50% que cobramos. Por favor, entenda que essas Tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de Tarifas do Brasil, e Não-Tarifas, Políticas e Barreiras Comerciais, causando esses Déficits Comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos. Este Déficit é uma grande ameaça à nossa Economia e, de fato, à nossa Segurança Nacional. Além disso, devido aos ataques contínuos do Brasil às Atividades de Comércio Americanas, bem como a outras Práticas Comerciais injustas, estou instruindo o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma Investigação da Seção 301 do Brasil.
Se você deseja abrir seus Mercados Comerciais anteriormente fechados para os Estados Unidos, e eliminar sua Tarifa, e Não-Tarifa, Políticas e Barreiras Comerciais, nós, novamente, consideraremos um ajuste a esta carta. Essas Tarifas podem ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo do nosso relacionamento com o seu País. Você nunca ficará desapontado com os Estados Unidos da América.
Obrigado pela sua atenção a este assunto!
Com os melhores votos, eu sou,
Sinceramente,
DONALD J. TRUMP
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
( da redação com informações de redes sociais. Edição: Política Real)