Em dia de maior ataque de drones da Rússia na Ucrânia, Tribunal Europeu condena Rússia, em duas decisões, por violado direito internacional na Ucrânia
Veja mais
( Publicada originalmente às 11 h 00 do dia09/07/2025)
(Brasília-DF, 10/07/2025) Nesta quarta-feira, 09. os juízes do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH), em Estrasburgo, proferiram dois acórdãos contra a Rússia declarando que Moscou violou o direito internacional na Ucrânia.
Esta é a primeira vez que um tribunal internacional considera o Kremlin responsável por violações dos direitos humanos desde a invasão total do país vizinho em 2022.
Outro dos acórdãos está relacionado com o abate do voo comercial da Malaysia Airlines em 2014. O tribunal também decidiu que Rússia estava implicada na tragédia relacionada com o voo MH17 da Malaysia Airlines, sendo também a primeira vez que um tribunal internacional considerou Moscou responsável pela tragédia que causou 298 mortos.
As decisões em Estrasburgo são separadas de um processo penal nos Países Baixos, no qual dois russos e um rebelde ucraniano foram condenados à revelia por múltiplos homicídios pelo seu papel no abate do voo MH17.
Maior ataque
Nesta quarta-feira, 09, também, informam agências, autoridades ucranianas informaram que a Rússia lançou o maior ataque com drones contra a Ucrânia desde o início da guerra em 2022, informaram autoridades ucranianas. O destacado ataque aéreo contou com 728 drones, informou a Força Aérea da Ucrânia, superando o recorde de 4 de julho quando 539 dispositivos foram lançados.
A ofensiva ocorreu horas depois o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometer mais apoio militar a Kiev e acusar Vladimir Putin, de “falar besteira” sobre as negociações de paz.
Segundo autoridades da Ucrânia foi amplamente repelido, com danos limitados e sem relatos imediatos de mortes.
(da redação com informações da Euro News. Edição: Política Real)