Júlio Pinheiro, ex-prefeito na Bahia, assume Assuntos Federativos do chamado Ministério da Articulação Política; mais um petista na equipe da ministra Gleisi Hoffmann
Veja mais
( Publicada originalmente às 16h 10 do dia 24/06/2025)
(Brasília-DF, 25/06/2025). Nesta terça-feira, 24, Dia de São João, dia em que a Capital Federal está esvaziada por conta das festas juninas, algo que se repete todo ano, o ex-prefeito de Amargosa (BA), Júlio Pinheiro, foi nomeado, Secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI). Ele passa a integrar a equipe liderada pela ministra Gleisi Hoffmann. Ele só tomará posse na segunda-feira, 30 de junho, na semana que vem.
Júlio Pinheiro será responsável pela articulação entre o governo federal, os estados e os municípios, na busca de fortalecer o diálogo federativo. O novo secretário sucederá Ilário Marques - que ocupa o cargo interinamente - e André Ceciliano, atualmente à frente da Secretaria de Assuntos Parlamentares da SRI. Todos são petistas.
“Com diálogo, articulação e compromisso com o povo, estamos ajudando a transformar o país e fortalecer a Bahia. O Brasil voltou a crescer, com um governo que olha para os que mais precisam e trabalha todos os dias para construir um futuro melhor”, afirmou Pinheiro em suas redes sociais após encontro com a ministra Gleisi.
Com extensa trajetória na política da Bahia, Júlio Pinheiro liderou a prefeitura do município de Amargosa por dois mandatos consecutivos. Sua atuação foi marcada pela forte capacidade de articulação regional e pelo compromisso com o desenvolvimento dos territórios do interior baiano. No governo federal, o secretário reforça seu papel como elo estratégico entre os entes federativos.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)