31 de julho de 2025
Brasil e Economia

DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em leve alta e no Brasil teremos uma semana repleta de divulgação de índices econômicos

Veja mais números

Publicado em
Mercados globais em alta

(Brasília-DF, 23/06/2025) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em leve alta e no Brasil teremos uma semana repleta de divulgação de índices.

Veja mais:

Nesta segunda-feira, os futuros dos Estados Unidos operam em leve alta (S&P 500: +0,2%; Nasdaq 100: +0,2%), mesmo após os EUA entrarem na guerra entre Israel e Irã com ataques a três instalações nucleares no fim de semana. A surpresa no timing da ofensiva, após Trump afirmar na sexta-feira que uma decisão seria tomada “nas próximas duas semanas”, fez com que o mercado reagisse inicialmente com cautela. Ainda assim, a alta do petróleo foi contida (WTI: +0,4%), o que trouxe algum alívio aos investidores.

Com isso, as taxas das Treasuries sobem levemente nesta manhã, com o título de 10 anos avançando pouco mais de 1 bp, a 4,39%, e o de 2 anos subindo para 3,92%.

Na Europa, as bolsas iniciam a semana em queda (Stoxx 600: -0,4%), com todos os setores, exceto óleo e gás, em território negativo. As perdas são lideradas pelo CAC 40 francês (-0,7%), enquanto empresas do setor de defesa recuam após os EUA se juntarem oficialmente aos ataques a Teerã.

Na China, os mercados fecharam em alta (CSI 300: +0,3%; HSI: +0,7%), apesar das tensões geopolíticas. O movimento vem após o Banco Central chinês manter inalteradas as taxas de empréstimo de 1 e 5 anos, como já era amplamente esperado pelos investidores.

Economia

O final de semana foi marcado por uma escalada relevante do conflito entre Israel e Irã, com os Estados Unidos se envolvendo diretamente ao bombardear três instalações nucleares iranianas. Um dos principais focos de atenção é o impacto sobre o fornecimento de petróleo, especialmente diante do risco de interrupções na região do Estreito de Ormuz, rota estratégica para a exportação da commodity. Nos dados, o PMI Composto da zona do euro – sondagem empresarial que visa a mensuração do nível de atividade nos setores de serviço e industrial – permaneceu em 50,2 pontos em junho, levemente abaixo da expectativa (50,5).

Nesta semana, o pacote fiscal conhecido como “One Big Beautiful Bill” deve ser votado pelo Senado dos Estados Unidos. Na agenda de dados internacional, o destaque será a divulgação do núcleo do PCE nos Estados Unidos (sexta-feira), o indicador de inflação que tem maior peso nas decisões de política monetária do banco central. Além disso, o PMI norte-americano – sondagem empresarial que visa a mensuração do nível de atividade nos setores de serviço e industrial – será divulgado hoje.

IBOVESPA -1,15% | 117.116 Pontos.   CÂMBIO +0,40% | 5,52/USD

Ibovespa

O Ibovespa encerrou a semana passada com uma leve queda de 0,1% em reais e uma alta de 0,5% em dólares, aos 137.116 pontos, em uma semana mais curta e marcada por decisões de política monetária ao redor do mundo.

O principal destaque positivo da semana foi Embraer (EMBR3, +9,2%), refletindo uma série de anúncios de novos acordos acima do esperado durante o Paris Air Show, uma importante feira da indústria aeroespacial e de defesa (veja mais detalhes aqui).

Na ponta negativa, o destaque foi Cosan (CSAN3, -10,3%), após um banco de investimentos revisar para baixo o preço-alvo da ação.

Renda Fixa

No comparativo semanal, os juros futuros encerraram com abertura nos vértices curtos e fechamento na parte intermediária e longa da curva. O diferencial entre os contratos com vencimento em janeiro de 2035 e 2026 saiu de -111,00bps pontos-base (bps) na sexta-feira passada para -137,00bps nesta semana, refletindo a elevação de juros pelo Banco Central. A curva, portanto, apresentou perda de inclinação. As taxas de juro real tiveram alta, com os rendimentos das NTN-Bs com vencimento em 2030 consolidando-se em patamares próximos a 7,60%a.a. (vs. 7,58% a.a. na semana anterior). O DI jan/26 encerrou em 14,96% (+12 bps no comparativo semanal); DI jan/27 em 14,27% (+10 bps); DI jan/29 em 13,39% (- 14,5 bps); DI jan/31 em 13,51% (- 17 bps); DI jan/35 em 13,59% (- 14 bps).

IFIX

O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) encerrou a sexta-feira em queda de 0,13%, acumulando desvalorização de 0,73% no mês. Os Fundos de Papel foram o destaque da sessão, com valorização média de 0,04%, enquanto os FIIs de Tijolo apresentaram desempenho médio negativo de 0,14%. Entre as maiores altas do dia estiveram CPTS11 (1,8%), HGRE11 (1,7%) e KFOF11 (1,5%). Já BCRI11 (-2,4%), BTAL11 (-2,1%) e XPML11 (-2,0%) registraram as maiores quedas.

No Brasil, semana repleta de divulgações relevantes. A ata do Copom (terça-feira) e o Relatório de Política Monetária (quinta-feira) serão publicados pelo Banco Central. Também relevante para a política monetária, haverá a leitura de junho do IPCA-15 (quinta-feira). Do lado da atividade econômica, os dados de emprego (relatório Caged e Pnad Contínua) referentes a maio serão divulgados na sexta-feira. Por fim, o Banco Central publicará as estatísticas mensais de crédito (sexta-feira) e setor externo (quarta-feira) e o Tesouro Nacional, o resultado do governo central (sexta-feira).

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)