31 de julho de 2025
Mundo e Poder

Chefe da diplomacia do Irã disse que EUA membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, cometeram grave violação da Carta da ONU, do direito internacional e do Tratado de Não Proliferação [TNP]

Veja mais

Publicado em
1666212848d7c3fc7216bbf85cead079.jpeg

( Publicada originalmente às 10h 15 do dia 22/06/2025) 

(Brasília-DF, 23/06/2025). O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que o ataque dos EUA às instalações nucleares iranianas teria consequências de longo alcance, com o Irã se reservando o direito de proteger seus interesses em legítima defesa.

"Os Estados Unidos, membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cometeram uma grave violação da Carta da ONU, do direito internacional e do Tratado de Não Proliferação [TNP] ao atacar as instalações nucleares civis do Irã", escreveu o alto diplomata iraniano no X.

Ele acrescentou que "os eventos desta manhã [22] foram ultrajantes e terão consequências duradouras".

"Todos os membros da ONU devem estar alarmados com esse comportamento extremamente perigoso, ilegal e criminoso. De acordo com a Carta da ONU e suas disposições que permitem uma resposta em legítima defesa, o Irã reserva todas as opções para defender sua soberania, seus interesses e seu povo", enfatizou Araghchi.

O Ministério das Relações Exteriores do Irã também se manifestou de forma oficial condenando as ações dos EUA.

"O mundo não deve esquecer que foram os Estados Unidos — durante um processo diplomático em andamento — que traíram a diplomacia ao apoiar as ações agressivas do regime israelense genocida e ilegal", afirmou o ministério, destacando que Washington é responsável pelas consequências muito perigosas de seu ataque às instalações nucleares iranianas.

(da redação com informações de redes sociais. Edição: Política Real)