Pete Hegseth, secretário de Defesa dos EUA, disse que os ataques foram para "degradar" e "destruir" as capacidades nucleares do país; em pronunciamento Trump disse que “Ou haverá paz ou haverá uma tragédia para o Irã”
Ele falou
( Publicada originalmente às 21h 20 do dia 22/062025)
(Brasília-DF, 23/06/2025). Neste domingo, 22, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou que os ataques feitos às instalações nucleares do Irã foram planejados para "degradar" e "destruir" as capacidades nucleares do país.
Ele assegurou que a ação militar americana "devastou" o programa nuclear iraniano, mas não afetou tropas ou civis do país.
Os Estados Unidos atacaram três grandes instalações nucleares no Irã nas primeiras horas deste domingo ,22.
Isso coloca o país diretamente no conflito entre Israel e Irã.
O ministro das Relações Exteriores do Irã alertou para "consequências duradouras" dos ataques, que ele classificou "ultrajantes".
Ontem
Ontem, 21, hora do Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento à nação após o ataque contra as instalações nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan, no Irã.
"As principais instalações de enriquecimento nuclear no Irã foram completamente e totalmente eliminadas", declarou o presidente norte-americano. “Os ataques foram um sucesso militar espetacular".
Trump também ameaçou realizar novos ataques contra outros alvos, que não especificou, caso o Irã se recuse a buscar a paz.
"Isso não pode continuar. Ou haverá paz ou haverá uma tragédia para o Irã ainda maior do que a que testemunhamos nos últimos oito dias", afirmou o presidente.
Nas redes sociais, ele disse ainda que qualquer resposta enérgica do Irã aos ataques dos EUA será recebida com "uma resposta muito mais dura" do que as ações tomadas por Washington na noite de sábado.
'Parabéns, presidente Trump' – Netanyahu elogia ataques dos EUA ao Irã
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, elogiou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de atacar as instalações nucleares do Irã, chamando-a de um "ponto de inflexão histórico" que poderia levar a "um futuro de prosperidade e paz".
Um funcionário israelense disse ao jornal Axios que Tel Aviv foi notificada com antecedência pela administração Trump sobre os ataques ao Irã.
O presidente de Israel disse à BBC que o programa nuclear iraniano foi atingido "substancialmente", mas os detalhes completos da ação militar ainda não foram divulgados.
"A guerra começa agora mesmo", afirmou o Corpo de Guardas da Revolução Islâmica, o principal braço do exército de Teerão, durante a noite de domingo, depois de as forças norte-americanas terem atingido três instalações nucleares no Irão, segundo o Presidente dos EUA, Donald Trump.
( da redação com informações de agências. Edição: Política Real)