Balão de ar quente caiu em Santa Catarina, 8 pessoas morrem; Governador Jorginho Mello divulgou nota e presidente Lula lamentou em sua rede social
As 13 pessoas que sobreviveram foram levadas a um hospital de Praia Grande
( Publicada originalmente às 13h 20 do dia 21/062025)
(Brasília-DF, 23/06/2025). Na manhã deste sábado, 21, na Praia Grande, em Santa Catarina, um balão de ar quente com 21 pessoas a bordo que pegou fogo e caiu. Até o momento estão confirmadas as mortes de 8 pessoas. 13 pessoas conseguiram escapar da morte imediata. A cidade catarinense é um dos destinos mais conhecidos para prática de balonismo com ar quente.
Às 11h deste sábado, o governador Jorginho Mello disse em sua conta verificada na rede social X que havia 21 pessoas a bordo, das quais oito morreram e 13 sobreviveram.
Conforme as informações preliminares, em meio ao princípio de incêndio no cesto, o balão desceu até perto do chão, quando 13 pessoas conseguiram desembarcar. Antes que as outras oito saíssem também, a aeronave voltou a subir de repente. Quem não conseguiu sair morreu com os ferimentos causados pelo fogo ou pela queda, ao saltar para fugir das chamas.
"O piloto e outras 12 pessoas conseguem sair do balão, mas outras pessoas não conseguem, e, novamente, o balão acaba subindo involuntariamente”, disse Gabriel à Rádio CBN. “A partir daí, quando ele [o balão] está numa certa altura, algumas pessoas acabam pulando desse balão. Três pessoas não pularam e acabaram morrendo abraçadas”.
As 13 pessoas que sobreviveram foram levadas a um hospital de Praia Grande, sendo que cinco permanecem em observação, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Imagens do acidente circulam nas redes sociais e mostram o balão pegando fogo antes de despencar. As imagens mostram que o céu sem nuvens e o tempo firme na região em que os balões alçam voo.
Praia Grande ganhou fama pelos passeios de balão sobre os diversos cânions da região.
Nota oficial
O Governo de Santa Catarina lamenta profundamente o trágico acidente com um balão de ar quente, ocorrido na manhã deste sábado, 21, em Praia Grande, no Sul do Estado.
O balão transportava 21 pessoas, incluindo o piloto. Até o momento, foram confirmadas 8 mortes e 13 sobreviventes. Não há desaparecidos. A aeronave caiu nas proximidades de um posto de saúde.
“Estamos todos consternados com essa tragédia. As equipes seguem prestando todo o apoio necessário às famílias”, afirmou o governador.
O Governo do Estado está mobilizado para garantir atendimento e assistência às vítimas e seus familiares neste momento de dor.
Florianópolis, 21 de junho de 2025
Governo do Estado de Santa Catarina
Gabinete do Governador Jorginho Mello
Reação presidencial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota oficial para lamentar a queda de um balão em Santa Catarina que deixou oito mortos e colocar o governo federal à disposição das vítimas e autoridades locais.
“Quero expressar minha solidariedade às famílias das vítimas do acidente ocorrido com um balão na manhã deste sábado em Santa Catarina. E colocar o governo federal à disposição das vítimas e das forças estaduais e municipais que atuam no resgate e no atendimento aos sobreviventes”, diz o texto da nota, que foi publicada também nos perfis verificados de Lula nas redes sociais.
( da redação com redes sociais, Ag. Catarinense de Notícias e Ag. Brasil. Edição: Política Real)