31 de julho de 2025
Brasil e Poder

Itamaraty defende que Israel remova imediatamente todas as restrições à entrada de ajuda humanitária em território palestino

Veja mais

Publicado em
Itamaraty divulgou nota

( Publicada originalmente às 08 h 00 do dia 09/06/2025) 

(Brasília-DF, 10/06/2025). No início da manhã desta segunda-feira, 09, após a embarcação veleiro britânico Madleen, que conta com a presença de ativista brasileiro , ter sido barrada pelo Governo de Israel ao chegar próximo da região de Gaza,o Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores do. Brasil,  divulgou nota defendendo que “Israel remova imediatamente todas as restrições à entrada de ajuda humanitária em território palestino”.

Nota do Itamaraty

 

“O governo brasileiro acompanha com atenção a interceptação, pela marinha israelense, da embarcação Madleen, que se dirigia à costa palestina para levar itens básicos de ajuda humanitária à Faixa de Gaza e cuja tripulação, composta por 12 ativistas, inclui o cidadão brasileiro Thiago Ávila.

Ao recordar o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais, o Brasil insta o governo israelense a libertar os tripulantes detidos.

Sublinha, ademais, a necessidade de que Israel remova imediatamente todas as restrições à entrada de ajuda humanitária em território palestino, de acordo com suas obrigações como potência ocupante.

As Embaixadas na região estão sob alerta para, caso necessário, prestar a assistência consular cabível, em consonância com a Convenção de Viena sobre Relações Consulares.”

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)