31 de julho de 2025
Brasil e Poder

CESSAR FOGO: Israel diz que um dos corpos devolvidos pelo Hamas não é da família Bibas; Hamas admite que erro pode ter acontecido

Veja mais

Publicado em
740434dbecec04751cfa4dfc842b4c30.jpeg

Com agências.

(Brasília-DF, 21/02/2025)   Nesta sexta-feira, 21, pela madrugada um relatório forense divulgado pelas Forças de Defesa Israelenses (IDF) informa que um dos quatro corpos entregues nessa quinta-feira pelo Hamas a Israel dentro do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza não corresponde à identificação feita pelo grupo islâmico palestino.

O relatório afirma que as identidades das duas crianças da família Bibas – Ariel e Kfir, de 4 anos e 9 meses de idade, respectivamente puderam ser estabelecidas.

Entretanto, os restos mortais que o Hamas alegou serem de Shiri Bibas, a mãe das crianças, não correspondem a ela, de acordo com a análise.

"Após a conclusão do processo de identificação pelo Instituto Nacional de Medicina Legal, em cooperação com a Polícia de Israel, representantes das IDF informaram à família Bibas que seus entes queridos, Ariel e Kfir Bibas, foram identificados", diz o relatório.

"Durante o processo de identificação, foi determinado que o corpo adicional recebido não é o de Shiri Bibas, e nenhuma correspondência foi encontrada com qualquer outro refém. Trata-se de um corpo anônimo e não identificado", acrescenta o texto.

Momentos após o anúncio israelense, o Hamas afirmou que o corpo de Shiri provavelmente foi confundido com o de outra pessoa no momento da retirada dos restos mortais dos escombros, após um bombardeio israelense.

"Violação cruel" do acordo

As forças israelenses disseram que a situação representa "uma violação da maior gravidade por parte da organização terrorista Hamas, que é obrigada pelo acordo a devolver quatro reféns falecidos". "Exigimos que o Hamas devolva Shiri para casa junto com todos os nossos reféns", afirmaram as IDF.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusou o Hamas de cometer uma "violação cruel" do cessar-fogo, ao não devolver o corpo de Shiri. "Agiremos com determinação para trazer Shiri para casa, assim como todos os nossos reféns – os vivos e os mortos – e asseguraremos que o Hamas pague o preço por esta cruel e perversa violação do acordo", disse o premiê, numa declaração em vídeo.

Além dos membros da família Bibas, o corpo de Oded Lifshitz, que tinha 83 anos de idade quando foi sequestrado no ataque terrorista realizado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 em Israel, foi entregue na quinta-feira. No caso de Lifshitz, a família confirmou que os restos mortais eram de fato dele.

Família de Shiri Bibas critica Netanyahu

A família Bibas acusou Netanyahu de não ter protegido seus entes queridos durante o ataque do Hamas em 2023 e de não tê-los trazido para casa.

"Não há perdão por abandoná-los em 7 de outubro, e não há perdão por abandoná-los em cativeiro. Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, não recebemos um pedido de desculpas do senhor nesse momento doloroso", disse Ofri Bibas, cunhada de Shiri, em um comunicado.

Ela afirmou que a família ainda espera para saber o "destino" de sua cunhada e que "não está buscando vingança neste momento".

( da redação  com EFE, Lusa, Reuters.   Edição: Política Real )