31 de julho de 2025
Brasil e Poder

ECONOMIA: Confiança do empresário industrial fica em baixa pelo segundo mês seguido, informa pesquisa da CNI

Veja mais

Publicado em
CNI divulga pesquisa

( Publicada originalmente às 13h 51 do dia 13/02/2025) 

(Brasília-DF, 14/02/2025) Nesta quinta-feira, 13, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) revelando que na passagem de janeiro para fevereiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) manteve-se em 49,1 pontos. Com isso, os empresários da indústria demonstram pessimismo pelo segundo mês consecutivo.

Segundo a especialista em Políticas e Indústria da CNI, Cláudia Perdigão, o pessimismo dos empresários impacta as decisões de negócio do setor industrial.

“Em um cenário de baixa confiança, espera-se desaceleração de investimentos. Após 2024 registrar evolução muito positiva desse indicador, essa queda na confiança pode impactar o andamento dos projetos que não foram executados no ano passado e ficaram para 2025. Isso acende um sinal de alerta para os próximos meses”, explica Perdigão.

De acordo com o levantamento, os componentes do ICEI não registraram mudanças significativas entre janeiro e fevereiro. O Índice de Condições Atuais subiu 0,2 ponto, para 44,4 pontos.

Embora a avaliação dos empresários sobre o momento das empresas e da economia brasileira tenha melhorado levemente, o indicador continua abaixo da linha divisória de 50 pontos, indicando que, para eles, as condições atuais são piores do que há seis meses.

Já o Índice de Expectativas não mudou e continua em 51,5 pontos, o que demonstra que os empresários têm perspectivas positivas para os próximos seis meses. Esse resultado, no entanto, é explicado unicamente pelas boas expectativas dos industriais para as empresas, uma vez que a avaliações sobre o futuro próximo da economia continuam negativas.

O que é o  ICEI

O ICEI é uma pesquisa mensal da CNI que mede a confiança dos empresários da indústria.  Para esta edição, foram consultadas 1.108 empresas: 447 de pequeno porte; 414 de médio porte; e 247 de grande porte, entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2025.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)