Líder supremo do Irã, Ayatollah Ali Khameneim, faz rara aparição defende ação contra Israel e que se necessário voltará a ser feito
Veja mais
(Brasília-DF, 04/10/2024) o Ayatollah Ali Khameneim, numa rara aparição defendeu o ataque iraniano a Israel dizendo que este foi “correto, lógico e legal”. Forças israelitas continuam ataques no Líbano.
Para uma multidão de milhares de pessoas em Teerã, o Ayatollah Ali Khamenei discursou para legitimar o ataque iraniano como mísseis a Israel.
“O que os chefes militares e políticos considerarem lógico, sensato e correto será feito a seu tempo. Foi feito [recentemente] e, no futuro, voltará a ser feito se necessário”, afirmou nesta sexta-feira o líder supremo do Irão, na primeira aparição pública em cerca de cinco anos.
O líder supremo do país descreveu o ataque como o “castigo mínimo” para o que chamou de “crimes espantosos” de Israel.
De recordar que, na terça-feira, o Irão lançou pelo menos 180 mísseis contra Israel, o mais recente de uma série de ataques em rápida escalada entre Israel e o Irão e os seus aliados, que ameaçam empurrar o Médio Oriente para uma guerra em toda a região.
Israel afirmou ter intercetado muitos dos mísseis e as autoridades de Washington disseram que os destroyers americanos ajudaram na defesa de Israel.
O Irão afirmou que a maioria dos seus mísseis atingiram os alvos pretendidos. Não houve relatos imediatos de vítimas.
O líder supremo do Irão elogiou ainda o Hezbollah e o Hamas, afirmando que cada ataque contra Israel era “um serviço para toda a região e para toda a humanidade”.
“O Hezbollah e o mártir Sayyed (Nasrallah), com a sua defesa de Gaza e a sua Jihad pela mesquita de Al-Aqsa, atingindo a entidade opressora e tirana, deram um passo em direção a um dever fatídico para com toda a região”, afirmou Khamenei. “Cada sucesso de um indivíduo ou de um grupo em relação a esta entidade é um serviço para toda a região e para toda a humanidade”.
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, que viajou até Beirute, avisou Israel que, se o país atacar o Irão, Teerão retaliará de forma mais forte que no passado.
“Se a entidade israelita der qualquer passo ou medida contra nós, a nossa retaliação será mais forte do que a anterior”, disse Abbas Araghchi numa conferência de imprensa, referindo-se ao ataque desta semana contra Israel.
“A nossa resposta será proporcional e totalmente calculada”, acrescentou, após uma reunião com o presidente do parlamento libanês, Nabih Berri.
( da redação com informações de assessoria e Euro News.. Edição: Politica Real)