DESTAQUES DO DIA: Mercados globais sem clareza e no Brasil atenção para divulgações da ata do Banco Central e a pesquisa mensal de serviços
Veja mais
(Brasília-DF, 14/05/2024) A Politica Real teve acesso ao realtório “ Moorningf Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão sem direção clara e no Brasil divulgações da ata do Banco Central e a pesquisa mensal de serviços.
Veja mais:
Mercados globais
Nesta terça-feira, os mercados operam sem direção definida nos Estados Unidos (S&P 500: 0,0%; Nasdaq 100: 0,0%). A temporada de resultados se encaminha para o final, e hoje a varejista Home Depot reporta seu balanço do primeiro trimestre.
Na Europa, as bolsas operam em mistas, e o índice pan-europeu permanece estável (Stoxx 600: 0,0%). Na China, as bolsas fecharam o dia em queda (HSI: -0,2%; CSI 300: -0,2%) após imposição de tarifas para importação de veículos elétricos chineses pelos EUA e default de bonds em dólar da incorporadora Agile, dando sinais de que a crise no setor imobiliário chinês ainda não acabou.
Economia
A inflação ao consumidor na Alemanha se manteve em 2,2% em abril de 2024, estável e próxima da meta do BCE, com um equilíbrio entre a desaceleração na inflação de serviços e um aumento nos preços dos alimentos.
IBOVESPA +0,44% | 128.155 Pontos CÂMBIO -0,14% | 5,15/USD
Ibovespa
O Ibovespa fechou em alta ontem aos 128.155 pontos (+0,4%). O índice foi marcado pela cautela no aguardo da publicação da ata da última reunião do Copom, divulgada nesta terça-feira, e dos dados de inflação americana. O Ibovespa foi impulsionado principalmente pela Vale (VALE3, +0,6%), após avanço no preço do minério de ferro (+2,4%) na China.
Os principais destaques positivos foram a CSN Mineração (CMIN3, +8,5%), após um banco de investimentos reiterar sua recomendação e elevar o preço-alvo das ações, e RaiaDrogasil (RADL3, +3,5%), com o mercado considerando o resultado do 1T24 como positivo (leia aqui nossa análise aqui). Já o destaque negativo foi Yduqs (YDUQ3, -11,9%), após a empresa não fornecer uma projeção para o 2T24 (leia nossa análise aqui).
Para a sessão de terça-feira, teremos resultados domésticos de Aeris, Bradespar, Brisanet, Gol, JBS, JHSF, Multilaser, Nubank, Positivo, Tupy, e Vittia. Já pelo lado internacional, teremos Alibaba, Home Deport, e Vodafone. Acompanhe aqui.
Renda Fixa
Os juros futuros encerraram a sessão de segunda-feira próximos da estabilidade. O pregão de pequeno alívio visto nas Treasuries, às vésperas da divulgação dos dados de inflação nos Estados Unidos (terça e quarta-feira), ajudou a conter uma alta após os dados mais conservadores de inflação no Boletim Focus. As T-Notes de 2 anos fecharam a 4,85% (queda de 2,0bps) e os de 10 anos a 4,48% (queda de 2,0bps). DI jan/25 fechou em 10,31% (alta de 0,5bps vs. pregão anterior); DI jan/26 em 10,575% (alta de 1bps); DI jan/27 em 10,95% (queda de 1,5bps); DI jan/29 em 11,475% (queda de 3,5bps).
No Brasil, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo federal pretende perdoar cerca de R$ 12 bilhões em juros da dívida do Rio Grande do Sul para ajudar o estado a se recuperar das recentes enchentes severas. Além disso, o boletim Focus mostrou projeções de mercado indicando mais juros e inflação no curto prazo. A mediana das expectativas para o IPCA de 2025 subiu de 3,64% para 3,66%, refletindo as perspectivas de inflação desafiadoras. Para o PIB, a estimativa para o ano corrente subiu de 2,05% para 2,09%, impulsionada por indicadores de mercado de trabalho melhores que o esperado e recuperação dos investimentos. A taxa Selic para 2024 agora é projetada em 9,75%, refletindo preocupações inflacionárias globais e locais.
Na agenda de hoje, destaque para as divulgações da ata do Banco Central e a pesquisa mensal de serviços, que deve mostrar estabilidade. Nos EUA, foco para o índice de preços ao produtor e, na China, a taxa MLF de 1 ano também será divulgada, atualmente em 2,5%.
(da redação com informaões de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)