Embaixadores europeus fazem reunião de emergência após ameaça de Donald Trumo com tarifas
Veja mais
Publicado em
Com agências
(Brasília-DF, 18/01/2026). Neste domingo, 18, embaixadores de 27 países da Europa realizarão uma reunião de emergência após Donald Trump ameaçar impor tarifas a aliados que se opõem à proposta de anexação da Groenlândia pelos Estados Unidos.
O presidente americano anunciou no sábado, 1, que planeja aumentar os impostos de importação sobre produtos de Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia.
Uma tarifa de 10% seria aplicada a partir de 1º de fevereiro e poderia subir para 25% posteriormente, segundo Trump (entenda mais abaixo).
Atualmente, a Groenlândia é um território autônomo que faz parte do reino da Dinamarca.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, disse que a ameaça de Trump é "completamente equivocada", enquanto o presidente francês, Emmanuel Macron, a considerou "inaceitável".
O presidente dos EUA insiste que os EUA precisam da Groenlândia para garantir a segurança interna. Ele não descartou a possibilidade de tomar o território à força.
Trump deve se encontrar com líderes europeus ainda nesta semana, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
Nos últimos dias, foram registrados protestos contra os movimentos e as declarações de Trump tanto na Dinamarca quanto na Groenlândia.
O anúncio de Trump sobre novas tarifas contra europeus acontece dias depois de uma reunião na Casa Branca entre representantes da Dinamarca e dos Estados Unidos e do envio de tropas militares europeias para missões de reconhecimento na Groenlândia.
Reunião de emergência e protestos na Europa
Embaixadores da União Europeia (UE) devem realizar uma reunião de emergência nas próximas horas, após Donald Trump ameaçar impor tarifas a oito aliados — Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia — que se opõem à sua proposta de anexação da Groenlândia.
Como mencionado anteriormente, uma taxa de 10% entrará em vigor a partir de 1º de fevereiro. Elas poderão subir para 25% em 1º de junho.
Trump afirma que as tarifas de importação permanecerão em vigor até que "um acordo seja alcançado para a compra completa e total da Groenlândia" pelos EUA.
A reunião de embaixadores da UE começará às 16h no horário de Londres (13h de Brasília), segundo a Reuters.
Manifestações que reuniram milhares de pessoas contra os planos de anexação de Trump foram realizadas em Copenhague e em outras cidades dinamarquesas, bem como em Nuuk, a capital da Groenlândia, no sábado ,17.
( da redação com informações de BBC. Edição: Política Real)