Mais chuvas e frio são previstos no Rio Grande do Sul, em dia que total de mortos chega a 126 pessoas
Veja mais
(Brasília-DF, 10/05/2024) A semana termina com má-notícia copm a crise das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. A semana termina com 1,9 milhão de pessoas afetadas, a confirmação de 126 mortos confirmados.
O Inmet( Instituto de Metereologia) informa que teremos chuvas neste sábado, mas poderá ter chuvas intensas no domingo,12. Poderá passar de 100 mm. A temperaturas mínimas poderão chegar a 8C
A meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação do Estado do Rio Grande do Sul, explicou que as chuvas devem continuar, pelo menos, até a próxima segunda-feira (13/5) e reforçou o risco de deslizamentos. “Essa é a nossa maior preocupação neste momento, principalmente em áreas elevadas e entre o Litoral Norte e a Serra gaúcha”, afirmou.
Conforme as projeções, os maiores volumes de precipitação devem ocorrer entre domingo (12/5) e segunda (13/5). “As chuvas já começaram a ocorrer em grande parte do Rio Grande do Sul. Os volumes maiores são em toda a Metade Norte, principalmente na região da Serra e do Litoral Norte. Também tem bastante chuva para a Região Metropolitana, e toda essa umidade será muito persistente”, acrescentou Cátia.
A meteorologista alertou, também, para os riscos de descargas elétricas, o que representa grande perigo, principalmente para as equipes de resgate.
O hidrólogo Pedro Camargo, da Sala de Situação, apontou que os rios – inclusive o Guaíba – podem voltar a subir. “As regiões com maior chuva são a do Guaíba e Litoral Norte. Então, todos os rios que já foram afetados – Taquari, Caí, Sinos, Gravataí e Jacuí – devem atingir, novamente, a cota de inundação, e toda essa água vai se propagar para o Guaíba, que pode voltar a níveis atingidos anteriormente, chegando a 5 metros ou a 5,30 metros”, observou.
Confira abaixo o último relatório sobre as ações de resgate nas localidades atingidas. Eles são divulgados diariamente às 9h, 12h, 18h.
SOS RIO GRANDE DO SUL
Due to the high volume of rain that have caused damage to various cities in Rio Grande do Sul, the State Civil Defense has been acting to promptly answer to the affected population and guarantee the security of people. Check below the last official report about the rescue activities in affected areas. The reports are published daily at 9 a.m., 12 p.m. and 6 p.m.
Municípios afetados: 441
(Affected cities)
Pessoas em abrigos: 71.409
(Sheltered population)
Desalojados: 339.928
(Displaced population)
Afetados: 1.951.402
(Affected population)
Feridos: 756
(Injured people)
Desaparecidos: 141
(Missing people)
Óbitos confirmados: 126
(Confirmed deaths)
Óbitos em investigação*: 0
(Deaths under investigation*)
Pessoas resgatadas: 70.863
(Rescued people)
Animais resgatados: 9.984
(Rescued animals)
Efetivo: 27.218
(State staff)
Viaturas: 3.466
(Vehicles)
Aeronoaves: 41
(Aircraft)
Embarcações: 340
(Vessels)
*Está sendo apurado se as mortes têm relação com os eventos meteorológicos.
*The Civil Defense investigate if these deaths are related to the current climatic calamity.
(da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)