Papa Francisco, por conta de questão de saúde, nos participa da Via Crucis nesta Sexta-feira Santa no Vaticano; na Basília Vaticana, antes, ele participou da celebração da Paixão do Senhor
Veja mais
Com Vatican News.
(Brasília-DF, 29/03/2024) O Papa Francisco, por conta da saúde, não participou nesta quinta-feira, 29, da Via Sacra do dia mais mortal, a Via Crusis, da Semana Santa. Ela acompanhou a celebração no Coliseu de Roma de sua residência no Vaticano, a Casa Santa Marta.
Segundo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, a decisão foi tomada em vista da Vigília do Sábado Santo e da Santa Missa do Domingo de Páscoa. Trata-se da segunda vez que o Pontífice não participa pessoalmente. O mesmo aconteceu no ano passado devido ao frio intenso daqueles dias em Roma, já que o Papa se recuperava de uma bronquite aguda, que o obrigou a uma internação no Hospital Gemelli.
Não obstante a ausência do Pontífice, o evento contou a participação de cerca de 25 mil de fiéis. A cruz foi carregada por freiras de clausura, um eremita, pessoas em processo de recuperação, famílias, pessoas com deficiência ou engajadas na pastoral da saúde, migrantes, catequistas, párocos da Diocese de Roma, jovens; enfim, representantes da Igreja e da sociedade.
Pela primeira vez, Francisco assinou a autoria das meditações, intituladas "Em oração com Jesus no caminho da cruz" - um compêndio dos sofrimentos do mundo. De fato, a perspectiva utilizada pelo Papa foi a prece pelas crianças que não sorriem mais por causa da guerra, pelos cristãos humilhados pela prepotência, pelas mulheres vítimas de violência. Mas também pelos bebês não nascidos e pelos idosos descartados, e até pelos "haters" nas redes sociais. A síntese das intenções do Papa estão condensadas na "Invocação final":
Antes
Antes, o Papa Francisco presidiu na tarde desta Sexta-feira Santa, 29 de março, na Basílica Vaticana a celebração da Paixão do Senhor, com a Liturgia da Palavra, a Adoração da Cruz e a Sagrada Comunhão para aproximadamente 4500 fiéis.
Na homilia, o cardeal Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, aprofundou o episódio bíblico em que Jesus se revela aos fariseus no Evangelho de João: "Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então sabereis que Eu Sou".
( da redação com Vatican News. Edição: Genésio Araújo Jr.)