DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em alta e no Brasil haverá divulgação de pesquisa de serviços e novo Caged
Veja os números
(Brasília-DF, 15/03/2024) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em alta e no Brasil haverá divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços e dos números do Novo Caged.
Veja mais:
Nesta quinta-feira, os mercados operam em alta nos Estados Unidos (S&P 500: 0,2%; Nasdaq 100: 0,3%). Ontem, a inflação ao produtor (PPI) referente a fevereiro veio mais forte que o previsto, e a expectativa continua sendo que o início do ciclo de cortes de juros ocorra na metade do ano.
Na Europa, os mercados apresentam alta nesta manhã (Stoxx 600: 0,2%). Entre os setores, o de comunicações tem alta após o anúncio da unidade italiana de Vodafone para o grupo Swisscom. Na China, os índices fecharam mistos (HSI: -1,4%, CSI 300: 0,2%). No Japão, é discutida a possibilidade de uma alta de juros na próxima semana, que encerraria o longo período de taxas de juros nominais negativas no país, que enfrenta uma batalha de décadas contra a deflação.
IBOVESPA -0.25% | 127.690 Pontos. CÂMBIO +0,24% | 4,99/USD
Ibovespa
O Ibovespa caiu 0,3% na quinta-feira, fechando o dia aos 127.690 pontos. Na Bolsa, Embraer (EMBR3; +10,2%) decolou após um banco de investimentos revisar sua recomendação para o papel. Por outro lado, Vale (VALE3; -1,3%) voltou a cair após novas preocupações a respeito da fraca demanda chinesa desencadearem numa queda do preço do minério de ferro. A Petrobras também teve queda no pregão (PETR3, -0,7%; PETR4, -0,4%), refletindo ainda a incerteza acerca da política de dividendos da companhia. Nesta sexta-feira, a Embraer (EMBR3) divulga seu balanço de resultados.
Renda Fixa
As taxas futuras de juros fecharam o pregão em alta ao longo de toda a estrutura a termo da curva. O movimento refletiu, principalmente, a surpresa para cima na inflação ao produtor dos Estados Unidos e os dados fortes do varejo brasileiro, em conjunto com as decisões de política monetária que ocorrem semana que vem tanto no mercado local quanto nos Estados Unidos. DI jan/25 fechou em 9,91% (6,5bps vs. pregão anterior); DI jan/26 em 9,795% (12,5bps); DI jan/27 em 10,03% (14bps); DI jan/29 em 10,515% (12,5bps).
Economia
No Brasil, a Pesquisa Mensal de Serviços de janeiro será destaque, após os dados de varejo surpreenderem positivamente. Também relevante haverá a divulgação da criação líquida de vagas de empregos formais pelo Caged.
Nos Estados Unidos, sondagem do consumidor e produção industrial no radar. Na China, a taxa de referência de empréstimos de 1 ano ficou estável, conforme o esperado.
(.da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr )