31 de julho de 2025
Mundo e Poder

GAZA: Israel informa a população do norte de Gaza e Nações Unidas que devem se mudar para o sul dentro de 24 horas

Veja mais

Publicado em
134ebbff746eee600a02878218c931a2.jpg

Da redação com agências.

(Brasília-DF, 13/10/2023) foi divulgado na madrugada desta sexta-feira, 13, que o Exército de Israel notificou a ONU que toda a população do norte de Gaza, ou aproximadamente 1,1 milhão de pessoas, e o pessoal da ONU devem deslocar-se para o sul da Faixa de Gaza nas próximas 24 horas, disse à Sputnik Stéphane Dujarric, o porta-voz das Nações Unidas.

"Hoje [12 de outubro], pouco antes da meia-noite na hora local, os líderes das equipes do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários e do Departamento de Segurança e Proteção da ONU em Gaza foram informados por seus oficiais de ligação nas Forças Armadas israelenses que toda a população de Gaza ao norte de Wadi Gaza deve se mudar para o sul de Gaza nas próximas 24 horas. Isso equivale a aproximadamente 1,1 milhão de pessoas. A mesma ordem se aplica a todos os funcionários da ONU e aos que estão abrigados nas instalações da ONU – incluindo escolas, centros de saúde e clínicas", disse Dujarric em comunicado.

As Nações Unidas apelam fortemente para que tal ordem, se confirmada, seja rescindida, evitando o que poderia transformar "o que já é uma tragédia em uma situação calamitosa", acrescenta o comunicado.

"Propaganda falsa", segundo Hamas

Observadores acreditam que seja iminente uma ofensiva terrestre por parte de Israel, que já executa intensos ataques aéreos contra Gaza em resposta ao atentado em grande escala do Hamas no sábado passado, 7 de outubro.

Na quinta-feira, o porta-voz do Exército israelense, Richard Hecht, informou que os militares aguardavam apenas uma decisão da liderança política. "Estamos nos preparando para uma manobra terrestre se isso for decidido", declarou.

O Hamas, que é classificado como uma organização terrorista pelos Estados Unidos e pela União Europeia (UE) e governa Gaza desde 2007, tachou de "propaganda falsa" a ordem de evacuação de Israel.

Fontes de segurança em Gaza disseram à agência de notícias DPA que residentes da região estavam sendo impedidos de deixar o norte em direção ao sul.

Os militares israelenses, por sua vez, afirmam que os combatentes do Hamas estão escondidos em túneis sob casas e edifícios onde vivem civis inocentes em Gaza, e acusam o grupo fundamentalista de usar civis como escudos humanos.

( da redação com  Sputnik News, ONU e DW. Edição: Genésio Araújo Jr.)