31 de julho de 2025
Brasil e Economia

DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em positivo e no Brasil atenção a Ata do Copom e IPCA-15

Veja os números

Publicado em
Mercados globais em positivo

(Brasília-DF, 27/06/2023) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em positivo e no Brasil atenção a Ata do Copom e IPCA-15.

 

Veja mais:

Os futuros americanos amanhecem positivos (S&P 500 +0,2%, Nasdaq 100 +0,4%), se recuperando das perdas do dia anterior em meio a preocupações com juros mais altos e riscos de recessão. Na China (Hang Seng +1,9%, CSI 300 +0,9%), o humor dos mercados melhorou com apostas de que o governo chinês deve continuar a estimular a economia, levando a altas em diversos setores. Além disso, o banco central chinês fixou uma taxa de referência mais alta do que esperado para o Yuan, que vem sofrendo com a deterioração nas expectativas de crescimento da economia chinesa. A relação entre China e EUA continua em pauta, com planos de que a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, visite Pequim no próximo mês para falar com o recém-nomeado vice-primeiro-ministro, He Lifeng. Enquanto isso, na Europa (-0,2%), bolsas caem após a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, dizer que a inflação na Zona do Euro está ficando mais persistente e que o Banco Central Europeu não pensa em encerrar o ciclo de alta de juros tão cedo.

IBOVESPA -0.62% | 118.243 Pontos.  CÂMBIO -0,21% | 4,77/USD

Mercados amanhecem em alta, reverberando as notícias de novos estímulos econômicos na China. Na agenda internacional de hoje, destaque para a divulgação do índice de confiança do consumidor de junho nos Estados Unidos. Já no Brasil, a agenda dessa terça-feira (27) conta com a divulgação do IPCA-15 de junho e da ata última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Mercado no Brasil ontem

O Ibovespa fechou o dia de ontem em queda de 0,6%, aos 118.243 pontos, seguindo o movimento de aversão a risco visto no exterior. O dólar, por sua vez, fechou o dia em queda de 0,2% em R$ 4,76.

As taxas futuras de juros fecharam perto da estabilidade, com cautela dos agentes econômicos antes de uma agenda carregada nos próximos dias. Após uma correção das taxas na semana passada, com a divulgação da manutenção da taxa Selic em 13,75%, os juros futuros rondaram a estabilidade, na expectativa pela ata do Copom e o IPCA-15 de junho. DI jan/24 foi de 13,01% para 13,02%; DI jan/25 passou de 11,015% para 11,01%; DI jan/26 terminou estável, a 10,39%; e DI jan/27 foi de 10,385% para 10,38%.

(da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr. )