DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em negativo e no Brasil atenção para declarações populistas de Lula que podem ter mais, hoje
Veja mais
(Brasília-DF, 18/01/2023) A Política Real teve acesso ao relatório “Mrroning Call” da XP Investimentos apontado os mercados globais em negativo e no Brasil atenção para as declarações de Lula, consideradas populistas.
Veja mais:
Mercados globais amanhecem negativos (EUA -0,5% e Europa -1,0%) após o S&P 500 registrar sua maior queda diária neste ano, à medida que as preocupações com a desaceleração econômica aumentam. Nos EUA, a temporada de resultados seguirá hoje com Netflix e Procter & Gamble. Na Europa, o foco ficará por conta do pronunciamento da Christine Lagarde em Davos e a divulgação da ata do BCE. Na China, o índice de Hang Seng (-0,1%) encerra sem movimentos expressivos, ao passo que o rali das ações chinesas perde força após melhor início de ano desde 1996.
Atividade econômica EUA
A queda registrada nesta quarta-feira tem relação com os indicadores econômicos dos Estados Unidos que foram divulgados ontem. No campo da inflação, o Índice de Preços ao Produtor recuou 0,5% em dezembro ante novembro, a queda mensal mais expressiva desde abril de 2020. Com isso, o índice registrou alta de 6,2% em 2022. O consenso de mercado indicava declínio de 0,1% na comparação mensal e avanço de 6,8% na comparação interanual. Em relação à atividade econômica, as vendas no varejo total dos Estados Unidos contraíram 1,1% em dezembro. Praticamente todas as categorias do comércio registraram perdas. Na mesma direção, a produção industrial despencou 1,3% no último mês, frustrando o consenso de mercado (queda de 0,3%). Condições de crédito mais apertadas e enfraquecimento da demanda global vêm pesando sobre a indústria americana.
Conforme também publicado nesta quarta-feira (18), o Livro Bege indica que a economia dos Estados Unidos estagnou recentemente. O Livro Bege é divulgado pelo Federal Reserve oito vezes por ano, fornecendo informações qualitativas sobre as condições econômicas correntes. Muitos respondentes da pesquisa declararam que as pressões inflacionárias cederam nos últimos meses, com várias empresas varejistas destacando maior dificuldade para repassar os aumentos de custos. Em suma, essas informações corroboram o quadro de virtual estagnação da atividade e de desinflação na economia americana.
IBOVESPA +0,7% | 112.228 Pontos. CÂMBIO +1,7% | 5,19/USD
Destaque do dia
Na agenda econômica desta quinta-feira (19), destaque para a publicação da ata da última reunião de política monetária do BCE (Banco Central Europeu), além de outros indicadores de atividade nos Estados Unidos e pronunciamentos de diretores do Fed. No Brasil, atenção especial à divulgação da PNAD Contínua, principal pesquisa sobre o mercado de trabalho doméstico.
Brasil
O principal índice da bolsa brasileira encerrou o pregão da quarta-feira (19) com uma alta de 0,7%, aos 112.228 pontos. Enquanto o dólar avançou 1,7% frente ao real, encerrando o pregão aos R$ 5,19. As taxas futuras de juros fecharam em alta, contrariando o pregão anterior. O movimento obteve componentes internos e externos.
No campo doméstico, declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram vistas como “populistas” e na contramão da sinalização de austeridade fiscal do Ministro da Fazenda. Enquanto isso, na seara internacional, dados fracos da economia norte-americana e o discurso “hawkish” do presidente do Federal Reserve trouxeram aversão ao risco. DI jan/24 oscilou de 13,485% para 13,475%; DI jan/25 subiu de 12,515% para 12,58%; DI jan/26 avançou de 12,365% para 12,46%; e DI jan/27 passou de 12,365% para 12,45%.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr. )