31 de julho de 2025
OPINIÃO

Mais medo que certezas!

Veja mais

Publicado em
7a6c13bd28fbc2c699bb035a97f9cad4.jpeg

(Brasília-DF) Estamos no primeiro final de semana em que os candidatos estão, oficialmente, em campanha, pedindo voto!

Você sabia que o ponto principal do programa de campanha da senadora Simone Tebet ( MDB-MS) tem foco na educação, com o “Programa Mais Educação”, ampliação da educação em tempo integral, criar um seguro de renda para os trabalhadores informais, aprimorar o sistema nacional de emprego?

Você sabia que o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes(PDT) defende um “Projeto Nacional de Desenvolvimento”  que prevê o aumento da qualidade e quantidade de emprego, reduzindo a informalidade, melhorar os serviços de saúde, reduzir a pobreza e as desigualdade sociais com um programa de renda mínima de R$ 1 mil por mês?

Você sabia que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) tem como projeto para voltar a governador o país um “programa de reconstrução e transformação do Brasil”, acabar com o teto de gastos, retomar a credibilidade nacional, retomada de valorização do salário mínimo, reforma tributária e valorização dos serviços públicos?

Você sabia que o presidente Jair Bolsonaro(PL) para um segundo mandato defende o “Programa pelo Bem do Brasil”, que defende um crescimento econômico sustentável, simplificar a tributação, mais mudanças trabalhistas e continuidade nas privatizações?

Isso, só para ficar com as candidaturas presidenciais mais destacadas nas pesquisas eleitorais!

Sem querer ser pretencioso, arrogante ou presunçoso acredito que a maioria, senão a totalidade, não sabia nada dessa missa ou culto.

Arisco dizer que, por outro lado, todos ouviram falar que nessa semana o presidente Jair Bolsonaro esteve na posse do presidente do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), Alexandre de Moraes, que eles cochicharam a olhos vistos durante o evento, que Bolsonaro fechou a cara nalguns momentos, que tinha ex-presidentes lá, um grande evento.

Neste final de semana, o presidente Jair Bolsonaro após uma solenidade em Rezende(RJ), onde fica sediada a Academia Militar das Agulhas Negras(AMAN) e fez comício na Rodovia Dutra após motociata e disse que  "passaram mil motos em apoio a gente. A gente fica muito feliz com essa manifestação espontânea por parte da população. E a gente está nessa empreitada buscando a reeleição, se esse for o entendimento. Caso contrário, a gente respeita. Mas a nossa democracia, nossa liberdade acima de tudo"

Aposto, também, que você aí acabou dando conta disso, direta ou indiretamente.

Em verdade, precisamos esperar  para ver como será o 7 de Setembro, que deveria ser um dia especial a todos pois trata-se da chegada do Bicentenário da Independência do Brasil. Sabemos, todos, que o bolsonarismo se organiza para fazer um evento em defesa do presidente.

O que se viu nesta primeira semana de campanha, e súplica por votos, foi muito mais sobre assuntos paralelos aos objetivos desta eleição que seu objetivos finais, que vem a ser o que se terá adequado para o país no próximo governo.

Sinceramente, espero, sem ironia e proselitismo que a chegada do programa eleitoral obrigatório em rádio e televisão na sexta-feira, 26, vindoura não nos obrigue a ficar novamente no paralelismo  e que tratemos do que na verdade importa, o futuro de nosso país!  Temo, muito, que não consigamos!

Por Genésio Araújo Jr, jornalista

E-mail: [email protected]