31 de julho de 2025
OPINIÃO

Semana importante para Bolsonaro

Uma semana e tanto!

Publicado em
Foto: Jair Bolsonaro terá semana decisiva!

(Brasília-DF) A semana começa intensa para o presidente Jair Bolsonaro(PL).

No final dessa semana, ele declarou que está ponto para participar de debates se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) decidir participar, também. Interessante.

Ele já tinha dito que só participaria de debates num eventual segundo turno. Como se sabe, a maioria dos analistas políticos avalia que a ausência do então candidato Bolsonaro, em 2018, face a convalescência da facada em Juiz de Fora(MG), foi decisiva para ele ir ao segundo turno.

Se especulava que ele seria “destruído” por Ciro Gomes, também candidato à presidência naquela época. Bolsonaro é homem de poucas frases, normalmente seu fraseado não beira a eloquência e a retórica não é das melhores. Seus discursos são famosos por serem breves. Lula tem várias campanhas e Ciro Gomes não é moleza para ninguém. Em tese, debates amplos só são bons para os que estão na oposição.  Mudança de posição marcante.

Esta semana é a chamada Semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, defendida pelas Nações Unidas(ONU). Bolsonaro terá uma semana em que irá aos Estados Unidos participar da “Cúpula das Américas” e terá encontro bilateral com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, lá em Los Angeles; depois irá a Flórida, para inaugurar o Vice-Consulado de Orlando, oportunidade em que busca ter boas imagens para sua campanha presidencial. Ele que é visto como um dos líderes do G-20 mais isolados que há, internacionalmente.

Bolsonaro vai com discurso pronto, mas não será fácil encontrar um líder que chegou enfraquecido na Casa Branca, cometeu erros, mas que foi salvo pela sintonia com a Europa, os erros de Vladimir Putin, na invasão à Ucrânia e os percalços que a China está vivendo na gestão da pandemia às vésperas de tempos decisivos para Xi Xiping. Biden, pendular e falastrão ou não, se recoloca na cena e é o grande líder do momento no Mundo, goste-se ou não!

Ainda tem mais para Bolsonaro, aqui no Brasil, a semana pode começar com Meio Ambiente, mas termina com uma data do comércio importante, Dia dos Namorados e de quebra Dia de Santo Antônio.   No meio do caminho, ainda tem a possibilidade de sair alguma coisa sobre um acordo do Legislativo, Executivo e Judiciário tanto sobre a alíquota fixa de 17% dos ICMS para combustíveis e energia, assim como algo para o diesel.

Não podemos esquecer, também, que a segunda semana de junho começa após vermos as boas noticias da redução da desocupação para 10,5% e o PIB do 1º Trimestre em 1,0%.

Dificuldades não faltam ao Governo e ao presidente da República nesses dias, mas é fundamental para os dois terminarem junho com saldo positivo, até para que cheguem ao mês das convenções partidárias dando a impressão que tem mais futuro politico do que hoje parecem ter.

É importante que ele ocupe o que puder este momento, em meio à busca da chamada terceira via se posicionar com a senadora Simone Tebet, que tem neste junho dias decisivos pela frente.

Uma semana importante para o chefe de Governo e Estado. Uma semana para juntar e não apartar, como se diz. Vamos ver como ele vai se comportar!

Por Genésio Araújo Jr, jornalista

 

Email: polí[email protected]