31 de julho de 2025
Brasil e Poder

Bolsonaro, em rede nacional, faz balanço de atividades, diz que o Brasil fará vacinação de todos contra o covid-19 até o final do ano

Veja mais

Publicado em
9dea7142b190444daf6bb31d8220e1c7.jpg

( Publicada originalmente às 21h 00 do dia 02/06/2021) 

(Brasília-DF, 03/06/2021) No início do último mês do semestre o presidente Jair Bolsonaro(sem partido) em pronunciamento na noite desta quarta-feira,2, em cadeia de rádio e televisão, fez uma balanço de seus governo afirmando que somos um dos países que mais vacinam no mundo e que é produtor de vacinas contra o covid-19. Começou sua fala logo falando do seu lamento por vidas perdidas.  Ele disse que todos que quiserem vacinar contra o covid-19 serão vacinados neste ano.

Ele fez críticas indiretas aos estados e municípios ao afirmar que não fechou atividades, que se deram por conta de medidas não-famacológicas para enfrentar a pandemia contra o covid.

Ele destacou o investimento com o auxílio emergencial e com o Pronampe.  Falou de obras públicas que foram retomadas e que as estatais estão dando lucro após casos de corrupção no passado.  Destacou medidas aprovadas pelo Congresso  e que haverá crescimento econômico neste ano perte de 3% do PIB.

Ele falou das ações da Ceagesp em São Paulo, da conclusão da transposição do São Francisco assim como disse que está compromissado com a Constituiçao Federal.

Veja a íntegra da fala desta quarta-feira, 2:

Boa noite, 

Sinto profundamente cada vida perdida em nosso país. 

Hoje alcançamos a marca de 100 milhões de doses de vacinas distribuídas a estados e municípios.  

O Brasil é o quarto país que mais vacina no planeta. 

Neste ano, todos os brasileiros, que assim o desejarem, serão vacinados. Vacinas essas que foram aprovadas pela Anvisa. 

Ontem, assinamos acordo de transferência de tecnologia para a produção de vacinas no Brasil entre a AstraZeneca e a Fiocruz.  

Com isso, passamos a integrar a elite de apenas cinco países que produzem vacina contra a Covid no mundo.  

O Nosso governo não obrigou ninguém a ficar em casa, não fechou o comércio, não fechou igrejas ou escolas e não tirou o sustento de milhões de trabalhadores informais.  

Sempre disse que tínhamos dois problemas pela frente, o vírus e o desemprego, que deveriam ser tratados com a mesma responsabilidade e de forma simultânea.  

Destinamos, em 2020, 320 bilhões para o Auxilio Emergencial para atender aos mais humildes.  

Esse montante equivale a mais de 10 anos de Bolsa Família. E mais de 190 bilhões para ajudar estados e municípios. 

Alguns setores como bares e restaurantes, turismo, entre outros, em grande parte foram socorridos pelo nosso governo por meio do PRONAMPE (Programa Nacional de Apoio as Microempresas e Empresas de pequeno porte.)  

Hoje mesmo sancionamos a nova lei do PRONAMPE, agora permanente, que pode destinar a vários setores até 25 bilhões de reais, onde 20% será destinado ao setor de eventos. 

Terminamos 2020 com mais empregos formais que 2019. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, o Brasil criou mais de 900 mil novos empregos. 

O PIB projetado para 2021 prevê um crescimento da economia superior a 4%. 

Só no 1º trimestre deste ano, a economia mostrou seu vigor, estando entre os países do mundo que mais cresceram. 

Com o Congresso Nacional estamos avançando, aprovamos: 

- A nova lei do gás; 

- O marco legal do saneamento; 

- A MP da Liberdade Econômica; 

- O Banco Central independente; e 

- E o novo marco fiscal. 

Realizamos leilões de rodovias, portos e aeroportos. 

Levamos internet para mais de 8 milhões de brasileiros em grande parte para as regiões Norte e Nordeste. 

Ontem, a Bolsa de Valores bateu recorde histórico, a moeda brasileira se fortalece, e estamos avançando no difícil processo de privatizações. 

A CEAGESP sob um comando honesto e responsável apresentou, além de lucro, um ambiente salutar entre os permissionários e funcionários.   

Essa Companhia socorreu nossos irmãos de Aparecida e Araraquara, entre outras cidades do interior de São Paulo, doando dezenas de toneladas de alimentos. 

As estatais, no passado, davam prejuízo de dezenas de bilhões de reais devido à corrupção sistêmica e generalizada. Hoje são lucrativas.  

Nos dois primeiros anos do nosso Governo, a Caixa Econômica Federal bateu recorde de lucro mesmo reduzindo os juros do cheque especial, da casa própria, das micros e pequenas empresas e dos empréstimos às Santas Casas. 

Estamos avançando na transposição do Rio São Francisco, levando água para todo o Nordeste. 

Na infraestrutura, o nosso Governo tem construído pontes, duplicado rodovias, terminando obras paradas há décadas, como a BR-163 no Pará. 

Ainda neste ano, será concluída a Ferrovia Norte-Sul, que ligará o Porto de Itaqui, no Maranhão, ao Porto de Santos, em São Paulo, é a retomada do modal ferroviário no Brasil. 

Seguindo o mesmo protocolo da Copa Libertadores e Eliminatórias da Copa do Mundo, aceitamos a realização, no Brasil, da Copa América. 

O nosso Governo joga dentro das 4 linhas da constituição, considera o direto de ir e vir, o direito ao trabalho e o livre exercício de cultos religiosos inegociáveis.  

Todos os nossos 22 ministros consideram o bem maior de nosso povo a sua liberdade. 

Que Deus abençoe o nosso Brasil. 

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)