VACINAS: Governo do Brasil vai buscar vacinas do laboratório Serum, na Índia, nesta quinta-feira; o lote de 2 milhões de vacinas deve chegar ao Brasil no dia 16
De Mumbai, avião da Azul descerá no Rio de Janeiro
( Publicada originalmente às 15h14 do dia 13/01/2021)
(Brasília-DF, 14/01/2021) O Governo do Brasil vai à busca dos 2 milhões de vacinas AstraZeneca/Oxford que estão sendo importadas pela Fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz) e compradas pelo Ministério da Saúde.
Um avião da empresa aérea Azul saíra do Brasil na noite desta quinta-feira ,14, com destino a Mumbai, na Índia. O Airbus A330neo - maior aeronave da frota da companhia - decolará do Aeroporto de Recife (PE) às 23h. A previsão de retorno é no próximo sábado, dia 16.
“É o tempo de viajar, apanhar e trazer. Já estamos com todos os documentos de exportações prontos”, disse o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante pronunciamento em Manaus nesta quarta-feira ,13.
O avião segue direto para Mumbai – serão 15 horas de voo sem escalas, em um trajeto de mais de 12 mil quilômetros. A doses foram produzidas pelo laboratório indiano Serum – a carga é estimada em 15 toneladas. Segundo a Azul, a aeronave que irá realizar a operação será equipada com contêineres específicos para garantir o controle de temperatura da carga de acordo com as recomendações do fabricante.
Está previsto o retorno ao Brasil, para sábado ,16, no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, onde as doses serão armazenadas.
“Vamos vacinar em janeiro. A vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados na sua proporção de população e grátis”, ressaltou Pazuello.
O Ministério da Saúde tem o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) por meio das companhias aéreas, Azul, Gol, Latam e Voepass, para a logística de transporte gratuito da vacina para Covid-19. A segurança de todo o transporte em terra até os estados terá o apoio do Ministério da Defesa.
CoronaVac
Além dos 2 milhões de doses da AstraZeneca, o Brasil também conta com mais 6 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, produzida pelo laboratório Sinovac.
No total, o Brasil já tem garantidas 354 milhões de doses contratadas após acordos realizados com laboratórios, além de seringas suficientes para a administração das vacinas a todos os brasileiros.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)