TESTES DE COVID-19: Comissão externa do Congresso que monitora situação da pandemia convida Pazuello para explicar milhões de testes que podem ir para o lixo
Partidos de esquerda e que fazem oposição ao governo Bolsonaro pediram ainda para que o TCU investigue o caso
( Publicada originalmente às 13h 12 do dia 24/11/2020)
(Brasília-DF, 25/11/2.020) A comissão externa do Congresso Nacional que monitora a situação da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país convidou nesta terça-feira, 24, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, para explicar por que a sua pasta não destinou os mais de sete milhões de testes para identificar pacientes contaminados com a doença e que podem parar no lixo no final do próximo mês de janeiro. A audiência do colegiado acontecerá nesta quarta-feira, 25, a partir das 11 horas.
Os testes estão acondicionados no terminal do aeroporto de Guarulhos (SP) desde julho. De procedência de um laboratório farmacêutico da Coreia do Sul, os testes poderiam ajudar secretarias estaduais e municipais de Saúde a diagnosticar se os brasileiros estariam, ou não, contaminados pela doença que já matou mais de 169 mil pessoas no país. Desde março o Brasil testou mais de cinco milhões de pessoas. Assim os testes poderiam ampliar a base de dados dos brasileiros diagnosticados.
“O Ministério da Saúde confirmou no fim de semana que quase sete milhões de testes de covid-19, que vencem em janeiro, estão guardados sob a responsabilidade do governo federal em São Paulo. Bolsonaro mentiu, disse que a pasta distribuiu todo o material para estados e municípios”, criticou o senador Humberto Costa (PT-PE).
TCU
Partidos de esquerda e que fazem oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) pediram ainda para que o Tribunal de Contas da União (TCU) investigue o caso. O pedido foi feito por integrantes do PSOL, do PT e da Rede Sustentabilidade.
“Pedimos que o TCU investigue o Ministério da Saúde por estocar 6,86 milhões de testes de covid-19 prestes a vencer e não distribuídos na rede pública. O governo deveria ter combatido a doença com esses testes, mas deixou a população exposta”, informou o senador Fabiano Contararo (Rede-ES).
(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)