ESTADOS UNIDOS: Joe Binden foi saudado por Michel Temer, Lula, Dilma e Collor de Melo; Fernando Henrique não se manifestou mas, sim, o Instituto FHC teve nota divulgada
Veja mais
( Publicada originalmente às 19h 31 do dia 07/11/2020)
(Brasília-DF, 09/11/2020) Os ex-presidentes do Brasil se manifestaram em suas contas em redes sociais saudando a vitória de Joe Biden contra Donald Trump na eleição norte-americana, que ainda não se encerrou mas já foi definida pela imprensa dos Estados Unidos, como manda a tradição pois lá não existe uma Justiça Eleitoral. O ex-presidente Michel Temer, que acabou tendo oportunidades de encontro entre os dois na ONU quanto Temer assumiu a Presidência da República, logo se manifestou. Foi o caso também de Lula, Dilma e Collor de Melo.
Temer fez questão de lembrar a visita que recebeu de Biden na ONU.
“PARABÉNS PRES.
@JoeBiden Cumprimento o prezado amigo Joe Biden por sua eleição. Recordo com alegria os encontros que mantivemos, em particular a visita que você me fez na ONU, quando assumi a Presidência da República. Desejo-lhe
Votos de muito êxito.
Michel Temer
Ex-PR do Brasil.”, disse no Twiiter. Temer também publicou o mexmo texto em inglês.
O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva(PT) parabenizou o democrata Joe Biden porém salientou mais o alívio da saída de Donald Trump do poder.
“1 - O mundo respira aliviado com a vitória de Biden. Neste momento tão importante em que o povo norte-americano se manifestou contra o trumpismo e tudo o que ele representa, de rejeição de valores humanos, ódio, abandono da vida e agressões contra nossa querida América Latina (+)
2 - Saúdo a vitória de Biden e manifesto a esperança de que ele não só internamente, mas também em suas relações com o mundo e com a América Latina, se paute pelos valores humanistas que caracterizaram a sua campanha.”, disse em duas postagens.
A ex-presidente Dilma Rousseff(PT) também saudou a eleição de Biden.
“A vitória de Biden é uma vitoria do povo americano, e representa um alento para aqueles, no mundo, que lutam contra a extrema-direita, a intolerância e o ódio. É um fato relevante a eleição da primeira mulher negra, Kamala Haris, para a vice-presidência dos Estados Unidos”, disse a ex-presidente.
O senador Collor de Melo(Pros-AL), ex-presidente da República, também saudou Biden e falou de Jair Bolsonaro.
“Brasil e Estados Unidos são as duas maiores democracias das Américas. Estou confiante que o presidente @jairbolsonaro vai aprofundar nossa relação bilateral, em benefício dos nossos povos e região. Parabéns ao @JoeBiden. e @KamalaHarris , aos quais faço votos de uma gestão de êxito e conciliação.”, disse Collor de Melo.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não se manifestou em sua conta no Twitter, a Fundação Fernando Henrique Cardoso divulgou uma nota.
(da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr)