31 de julho de 2025
Brasil e Mundo

ESTADOS UNIDOS: João Dória convida Joe Biden a ir em São Paulo; governadores saudaram a eleição de Joe Biden à Presidência dos EUA

Veja mais

Publicado em
916091eb71ab574ec6c61636c11cb139.png

( Publicada originalmente às 18h 56 do dia 07/11/2020) 

(Brasília-DF, 09/11/2020)  Os governdores brasileiros se manifestaram, boa parte deles, saudando ou destacando a eleição do democrata Joe Biden à Presidência dos Estados Unidos, como apontam todos os principais veículos de comunicação naquele país, assim como agências de notícia.  O governador de são Paulo, João Dória, além de saudar sua eleição anunciou uma carta convidando o democrata a visitar a cidade e o estado de São Paulo.

“Feliz com a vitória do candidato eleito presidente dos Estados Unidos Joe Biden. Ele é um defensor da democracia e das relações multilaterais. Bom para os EUA, bom para o Brasil.”, disse Dória.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande,

“A vitória de Joe Biden nos EUA é derrota da prática do “politicamente incorreto”. Um sinal de que a maioria dos  americanos estão preocupados com o fortalecimento das instituições democráticas, meio ambiente, direitos humanos e cultura de paz. Um bom sinal para a política mundial”, disse.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite(PSDB), disse que

“A eleição de  @JoeBiden nos EUA é vitória da ponderação sobre o extremismo. É vitória da civilidade sobre a irracionalidade. Que a mudança semeada pelos americanos sirva de exemplo e pavimente novos e mais felizes caminhos para a democracia e o respeito à diversidade  no mundo”, disse, no Twitter.

 

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se manifestou laconicamente, mas saudou.

“ Ao que tudo indica, Joe Biden será o próximo presidente dos EUA. Parabenizo o novo presidente e desejo um caminho de parcimônia, diálogo, tolerância e perseverança!”, disse, no Twitter.

O governador do Maranhão, Flávio Dino(Pc do B), disse que ficou feliz com a decisão dos norte-americanos.

“A derrota de Trump consolida a terrível fama de pé frio de Bolsonaro na arena internacional. Agora mesmo que em reunião da Cúpula do G-20 ninguém vai querer tirar foto e posar de “melhor amigo”. O Brasil merece destino e imagem melhores.”, disse incialmente;

Dino não escondeu que ficou feliz com a saída de Trump, mas não fez referência ao novo eleito.

“Muito feliz com a derrota de Trump. Com ele, caem os que fazem apologia à violência, os que negam as mudanças climáticas, os irresponsáveis no combate ao coronavírus, os defensores do racismo. Ou seja, Bolsonaro está ainda mais isolado nas suas absurdas posições.”, finalizou.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra(PT), se manifestou com especial destaque para Kamala Harris.

“A esperança renasce hoje com a vitória de Biden e Kamala nas eleições dos EUA. Proclamando a democracia, o povo estadunidense derrotou Trump e a direita conservadora, intolerante e obscurantista. O recado tá dado! A decisão do povo é soberana e impera sobre o autoritarismo.”, disse, inicialmente

“Não é uma vitória qualquer! Ter Kamala como vice-presidente consolida ainda mais o simbolismo que ela representa. Mulher negra, ativista, descendente de asiáticos não brancos e jamaicanos, e a primeira a ocupar esse importante cargo nos EUA. Comemoremos, esse momento é histórico!”, disse no Twitter, finalizando, mais cedo.

O governador Rui Costa(PT), da Bahia, foi no ponto.

“Biden eleito, Kamala Harris é a vice-presidente. Vitória da democracia. O mundo comemora.”, disse no Twitter.

O governador Wellington Dias(PT), do Piaui, salientou a dupla, mas destacou algumas missões para o novo governo do EUA.

“O povo americano é soberano para a escolha de seu presidente, outros eleitos e sobre seu sistema eleitoral. A decisão, por milhões de votos da maioria, e previsão de mais de 300 delegados, dão vitória a Joe Biden para presidente dos EUA e à senadora Kamala Harris, para vice.

Isso se torna importante para o Brasil e para o mundo, pela esperança de menos tensão e mais compromisso com a saúde do povo, bem como respeito a acordos destacados para a humanidade, como o Acordo de Paris na área ambiental, dos direitos humanos e com a democracia.

A mudança será em 20 de janeiro, que Deus abençoe os eleitos para este momento novo e desafiador. Que venha a Paz!”, disse o governador no Twitter.

O governador de Alagoas, Renan Filho(MDB), saudou a chegada dos dois ao poder.

“A vitória de Joe Biden e Kamala Harris recupera os valores da democracia nos EUA e alivia tensões no mundo. Vamos torcer para que seja o marco de uma relação positiva com o Brasil, de parceria produtiva e respeito à soberania.”, disse no Twitter.

( da redação com informações do Twtter. Edição: Genésio Araújo Jr)