ESTADOS UNIDOS: Joe Biden vence Donald Trump e será o novo presidente dos EUA; veículos de comunicação garantem que democrata tem votos suficientes para ocupar a Casa Branca
Veja mais
( Publicada originalmente às 14h 30 do dia 07/11/2020)
(Brasília-DF, 09/11/2020) No início da tarde deste sábado, aqui no Brasil, todos os veículos de comunicação nos Estados Unidos(EUA) anunciaram que o candidato democrata Joe Biden venceu o republicano Donald Trump que buscava mais quatro anos na Casa Branca, residência oficial do presidente dos Estados Unidos da América. Todos os veículos garantiram que ele conseguiu vencer no estado da Pensilvânia e com esses 20 votos no chamado colégio eleitoral ele teria um mínimo de 273 votos.
Joe Diden teria 273 votos e Donald Trump teria só 214 votos. Joe Biden foi vice-presidente dos Estados Unidos no governo de Barak Obama e será o presidente mais velho a assumir a Casa Branca, aos 78 anos. Com a vitória de Biden, Kamala Harris será a primeira mulher negra a tornar-se vice-presidente dos EUA.
A votação final foi no dia 3 de novembro, mas a apuração seguiu esse dias. As agências de notícias já noticiavam o aumento da vantagem de Biden sobre o presidente republicano Donald Trump, especialmente no estado da Pensilvânia.
Nos Estados Unidos não existe um órgão como no Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral(TSE) e nem tribunais estaduais eleitorais. Casa estado tem sua forma de apurar. Pela estimativas docisão.
Vice
A vice-presidente da chapa de Biden, Kamala Harris, também se manifestou na rede social, dizendo que estas eleições não são apenas sobre Joe Biden e sobre ela, e sim sobre a alma dos Estados Unidos e sua disposição de lutar por ela. "Temos muito trabalho pela frente".
Republicano
Por meio de sua rede social, Trump também se manifestou. Em sua conta no Twitter, ele disse, em caixa alta, ter vencido a eleição, de longe.
“Eu ganhei essa eleição, de muito”, tuitou Trump. Trump, segundo assessores, vai recorrer nos tribunais em todos os estados em que foi vencido. Ele alega que os votos enviados pelos correios americanos foram fraudados.
( da redação com informações de agências e redes sociais)