31 de julho de 2025
Brasil e Poder

REAPROXIMAÇÃO: Ciro Gomes, depois que foi divulgado que voltou a conversar com Lula, fala em obrigação de construir diálogo nacional; PDT e PT buscam ir para segundo turno na disputa em Fortaleza

Veja mais

Publicado em
1b8c07da26572dd1f1b24d0480d2e035.jpeg

( Publicada originalmente às 12h 37 do dia 29/10/2020) 

(Brasília-DF, 30/10/2020) O ex-ministro Ciro Gomes(PDT), após a divulgação em matéria do jornal “O Globo” desta quinta-feira, 29, que o ex-ministro teve um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) em nome de um projeto comum contra o presidente Jair Bolsonaro ,que buscará a reeleição em 2022, se manifestou em suas contas do Facebook e Twitter falando de projetos comuns. Ciro Gomes e Lula estavam rompidos desde 2017. O encontro entre os dois foi organizado pelo governador do Ceará, Camilo Santana(PT), em setembro na sede do Instituto Lula, em São Paulo.

Ele começa falando da defesa do Impeachment do Presidente Bolsonaro, que chama de genocida.

“Promover o impeachment desse presidente genocida e irresponsável para proteger a democracia brasileira e punir seus reiterados crimes de responsabilidade; discutir alternativas de mudanças ao modelo econômico para reverter a maior crise socioeconômica da história brasileira; e proteger o patrimônio nacional contra a entrega corrupta a barões locais e potências estrangeiras.”, disse, inicialmente.

Em seguida, Ciro Gomes fala que se sente autorizado a fazer uma diálogo para “proteger a  nação brasileira”.

“Ao redor desses valores, considero-me mais que autorizado, sinto-me obrigado a construir, no que estiver ao meu alcance, o diálogo possível com quem for necessário para proteger a nação brasileira. “, destacou.

Ele disse que vem trabalhando para eleger prefeitos em torno desse projeto. Em Fortaleza, o PDT de Ciro Gomes lançou o deputado estadual José Sarto que disputa com a deputada federal Luizianne Lins(PT-CE). Essa noticia da reaproximação entre Ciro e Lula já é vista como uma forma de um ou outro contar com o apoio comum a seus candidatos numa disputa contra o hoje favorito, em Fortaleza, deputado federal Capitão Wagner(Pros-Ce), que em o apoio velado do Presidente Jair Bolsonaro.

“Isso não muda em nada minha compreensão ao redor do atual momento brasileiro. Para além dos gravíssimos problemas estruturais, estamos na eminência de eleições municipais. Dessa forma, trabalho para que o voto do nosso povo tenha um duplo objetivo: escolher bons prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras, que serão essenciais para mitigar a gravíssima extensão da crise, que se agravará em 2021, data de suas posses.”, afirmou.

Ciro Gomes disse, também, que essas eleições vão ajudar num projeto nacional e poliizado.

“E, também, estou tentando ajudar para que esse voto auxilie na construção de um caminho alternativo, que ofereça ao Brasil as bases de um novo projeto nacional de desenvolvimento, encerrando a confrontação odienta e despolitizada que tem dividido de forma perigosa a nação brasileira.”, disse.

Ele disse que o PDT vem fazendo parcerias com partidos do campo centro-esquerda, mas falou de parcerias com o centro, também.

“Na prática, lembro que o meu partido, o PDT, construiu alianças preferenciais no campo do que chamamos de centro-esquerda – cujo núcleo base é formado por PSB, PV, REDE, PDT- , mas também temos alianças, por exemplo, com PSD em Belo Horizonte, DEM em Salvador e São Luís e PSOL em Florianópolis e Belém.”, destacou.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)