VACINA: Anvisa autoriza importação de insumos para coronavac; Butantan fez cobrança pública mais cedo
Veja mais
( Publicada originalmente às 17h 59 do dia 28/10/2020)
( reeditado)
(Brasília-DF, 29/10/2020) No final da tarde desta quarta-feira, 28, a Anvisa(Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou que autorizou a importação “em caráter excepcional” da vacina na forma de um produto intermediário, isto é, produto não envasado, fabricada pela empresa Sinovac Life Sciences Co. Ltd. Na prática, são os insumos e matéria prima da famosa "vacina chinesa".
A solicitação foi feita pelo Instituto Butantan para importação, em caráter excepcional, da matéria-prima para fabricação da vacina adsorvida Covid-19 (inativa), em estudo clínico fase III, ainda sem registro no Brasil. Os estudos ainda estão em andamento e não existe previsão de data para a vacinação.
Nessa terça-feira, 27, informa a Anvisa, o tema foi discutido em circuito deliberativo e finalizado, hoje, 28. O circuito deliberativo é uma instância de votação on-line dos diretores da Agência.
A autorização definiu algumas condições para a importação excepcional. Não há ainda vacinas autorizadas no Brasil. Acompanhe a situação dos estudos em andamento.
Butantan
Mais cedo, o diretor Insituto Butantan, Dimas Covas, fez cobrança a Anvisa.
"Nossa previsão era para iniciar a [produção da] vacina do Butantan na segunda quinzena de outubro. Foi solicitado para a Anvisa, em 23 de setembro, a autorização para importação da matéria-prima da China. Ainda não saiu. Esse atraso pode ter efeito na produção da vacina. Cada dia que aguardamos é um dia a menos de vacina", disse em entrevista coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes.”, disse.
Dimas Covas disse que está tudo pronto no Butantan.
"O Butantan tem trabalhado com senso de urgência do momento, desde o início quando começamos o processo de vacina. Cada dia conta", afirmou Dimas Covas. "Temos urgência do momento e esperamos que a Anvisa se pronuncie autorizando que essa matéria-prima seja liberada. A nossa fábrica está pronta e só aguardamos essa liberação", completou o diretor do Butantan.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)