31 de julho de 2025
OPINIÃO

Não feche os olhos! Tudo pode acontecer

Depois de semanas em que só os grupos bolsonaristas se expunham, quase solitários, em meio a pandemia, grupos de oposição foram às ruas

Publicado em
a949d063044e5f67490464800313d41b.jpg

(Brasília-DF)  Que domingo esse 31 de maio de 2.020! Ninguém tem folga!

Ainda por conta do que acontecia nos Estados Unidos(EUA), face as manifestações em consequência  da morte do ex-segurança George Floyd, na cidade de Minneapolis(EUA), todas as atenções se voltavam ao que acontecia por lá.

Aqui no Brasil, houve mais um dia de manifestação em favor do Presidente Jair Bolsonaro. Teve as famosas faixas contra o Congresso e o Supremo,  na Esplanada dos Ministérios. O Presidente, que participou do evento, não foi flagrado perto de nenhuma bandeira anti democrática.  Teve faixa em defesa da família  e da propriedade, como se viu nos eventos pré-1964. Bolsonaro subiu em um cavalo, como fazia o General Newton Cruz, no final do período militar.

Quase ao mesmo tempo começava uma manifestação em defesa da Democracia, marcada pela redes sociais, na Avenida Paulista, perto do vão do Masp, em São Paulo Capital.  Quase todos de preto, reunia torcidas organizadas, principalmente do Corinthians e do Palmeiras. Quando essa turma se encontrou com grupos bolsonaristas houve confronto, pois havia manifestante com camisas e símbolos nazistas.   Os eventos se encerraram, respectivamente, no início e no meio da tarde.

Enquanto isso se dava, com grande impacto em imagens, grupo de advogados divulgou informe em alguns jornais nacionais com manifesto “Basta”. No documento,  eles fazem críticas ao Presidente Bolsonaro,  pois ele usa da democracia para demoralizá-la. Também  é destacado no texto  que “todos nós temos a firme convicção de que o Direito só tem sentido quando for promotor da Justiça. Todos nós acreditamos que é preciso dar um BASTA a esta noite de terror com que se está pretendendo cobrir este pais.”.

Também vazou mensagem do ministro Celso de Mello, do STF, que foi distribuída aos colegas ministros, salientando seu entendimento que estaria se instalando no Brasil o mesmo ambiente que existe na Alemanha da República de Weimar, pouco antes da chegada do pesadelo nazista.

É muita areia para o nosso caminhão, heim!?  O domingo não era o sagrado dia do descanso? Faz tempo que não é algo absoluto, mas não precisava tanto! A tendência é que a semana será toda contaminada.  Se esperava que se teria ao menos uma semana sem muita tensão, até que os Supremo Tribunal e a Polícia Federal se manifestassem ,tanto sobre os inquéritos que estão por lá ,assim como pela finalização de investigações.

Depois de semanas em que só os grupos bolsonaristas se expunham, quase solitários,  em meio a pandemia,  grupos de oposição foram às ruas.  Nada de bandeira vermelhas, mas de oposição, sim. Gente ligada ao futebol, torcidas organizadas.  

Não podemos esquece que em junho de 2013 houve manifestações pelo mundo que derrubaram governo no oriente médio, aqui no Brasil teve tanta repercussão popular que acabou gerando a Operação Lava Jato. Estamos começando junho com possibilidade de mais manifestações.  Justo nos dois países onde a pandemia do covid-19 tende a ser  destaque planetário. Países governados por líderes populistas, ultra conservadores. Tempos de pandemia em que se vive intensa e nunca vista crise econômica.

Estados Unidos da América e Brasil vivem crises diferentes, unidos pela pandemia e pelo estilo de nosso presidentes.

Jair Bolsonaro e Donald Trump adoram o conflito e a instabilidade. Trump vivia o paraíso econômico, quanto a Bolsonaro não existia esse ambiente e poucos acreditavam que houve grandes melhoras, mas se colocava ainda na conta dos erros petistas.  Realidade diversas, mas conexas.

Não feche os olhos em nenhum momento, você pode perder algo que não deveria!

Por Genésio Araújo Jr, jornalista

Email: [email protected]