31 de julho de 2025
OPINIÃO

Aécio no Nordeste

Aécio chega a este primeiro momento no Nordeste, de outros, certamente, com algum ânimo. A pesquisa Ibope, divulgada no final da semana, mostrou que ele avançou poucos dois pontos percentuais, mas o significativo foi a perda de cinco pontos percentuais na

Publicado em

(Brasília-DF)  O candidato tucano Aécio Neves à Presidência da República inicia ,nesta semana, uma série de andanças no Nordeste.

 

Ele começa por Imperatriz, no Maranhão. Depois vai a Teresina, no Piauí. Na terça-feira, pernoita em Natal, Rio Grande do Norte, e depois vai a Extremoz, visita uma fábrica têxtil. Ele termina este movimento em Patos, na Paraíba.

 

O tucano vai ao Meio Norte – uma zona cinzenta no Nordeste que não tem o DNA do semiárido e depois passa pelo fim da Zona da Mata nordestina e segue ao semiárido profundo da Paraíba, o estado mais seco do Nordeste com mais de 70% do seu território no território mais inclemente da região onde nasceu o Brasil.

 

Aécio chega a este primeiro momento no Nordeste, de outros, certamente, com algum ânimo. A pesquisa Ibope, divulgada no final da semana, mostrou que ele avançou poucos dois pontos percentuais, mas o significativo foi a perda de cinco pontos percentuais nas intenções da Presidenta Dilma na região.  Os tucanos estão tratando esta caminhada com muito cuidado. O coordenador da campanha nacional, o senador José Agripino(DEM-RN), foi governador de seu Estado e é o presidente nacional do Democratas, assim como líder do partido no Senado, foi um dos poucos líderes conservadores que conseguiram sobrar das eleições para o Senado, em 2010. Naquele ano a forte liderança do ex-presidente Lula fez derrotar vários senadores oposicionistas ao PT.

 

Ele, Agripino, é um sobrevivente e tem um grande senso de oportunidade política , porém vem de um Estado conhecidamente tímido em ações ousadas, apesar dele, especialmente, ter ficado famoso por ter deixado o PDS para formar com o avô de Aécio, o também mineiro Tancredo Neves, o movimento de governadores nordestinos que ajudaram a formar a Aliança Democrática, que neste ano completa 30 anos e ajudou a criar a Nova República.

 

Agripino não quis antecipar quais serão as linhas da fala de Aécio no Nordeste. Pelo que apuramos na agência Política Real ele, Aécio, vai apresentar verdadeiros drops sobre suas idéias para o Nordeste, caso eleito seja. Aécio parece ter dúvidas sobre como deve apresentar essas idéias.  Existiam dúvidas, até sexta-feira,08, como ele fará.  Os tucanos começaram esta campanha convencidos que no Nordeste o ideal será perder de pouco, não mais que isso, porém tudo pode se ajustar, especialmente se Eduardo Campos começar a crescer muito após o horário eleitoral, o que para muitos na campanha não é desprezível. Já está certo que a vice de Campos, Marina Silva, deverá funcionar como um âncora dos programas para ajudar a lincar a imagem dos dois.

 

Aécio Neves parece ver o Nordeste, e vamos testemunhar com o tempo, com menos peroração, como fez Serra nas últimas campanhas tucanas. Aécio delega posições e confia em sua turma, coisa que Serra não fazia. Saber suas limitações parece ser a sua maior garantia, neste momento.  Aécio vem de Minas Gerais, um estado brasileiro que tem a vantagem cultural de ter um pouco de Nordeste em seu território.

 

Esses drops que serão apresentados para maranhenses, piauienses, potiguares e paraibanos serão fundamentais quando ele tiver que entrar nos grandes estados, como Bahia, Pernambuco e Ceará.

 

A campanha está morna, mas essas andanças serão importantes antes de se iniciar o programa eleitoral gratuito na rádio e tevê.

 

A verdade é que neste momento ninguém está morto nem tem garantia de vida eterna!

 

Eis o mistério da fé.

 

Por Genésio Araújo Junior, é jornalista

 

e-mail: [email protected]