31 de julho de 2025
OPINIÃO

Quando Dilma fará campanha no Nordeste?!

Ao fugir do enfrentamento no Nordeste, se assim for o caso, visto que Falcão disse que não tem data certa para Dilma fazer campanha na região – o PT parece estar sabendo fazer contas.

Publicado em

(Brasília-DF) Na última semana, ao final do encontro organizado pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, com os principais candidatos à Presidência da República - conversei com o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores(PT), deputado estadual Rui Falcão(SP). Não foi tudo aquilo que desejava, mas deu para ter uma medida de como a Presidenta Dilma vai se relacionar com o eleitorado nordestino, especialmente neste primeiro turno da disputa presidencial.

 

Analisando, a partir de uma provocação minha e de um repórter de um veículo do Maranhão, que esteve na sabatina, ele deixou claro que a candidata do PT irá demorar a ir para o Maranhão. Ele procurou evitar bater de frente nos comitês petistas Pró-Flávio Dino, candidato do PC do B que lidera as pesquisas e que tem apoios dos principais concorrentes da petista na busca pela continuidade como principal inquilina do Palácio do Planalto. O PT, formalmente, apoia o PMDB  de Lobão Filho, o candidato do Clã Sarney.  Provocado, novamente, sobre o uso do amarelo pela campanha majoritária do candidato petista Camilo Santana, no Ceará, por imposição dos aliados controlados pelos Gomes do PROS, ele desconversou, dizendo que todos sabem que a cor do PT é o vermelho e que todos têm o direito de usar a cor que desejam.

 

Ao fugir do enfrentamento no Nordeste, se assim for o caso, visto que Falcão disse que não tem data certa para Dilma fazer campanha na região – o PT parece estar sabendo fazer contas.

 

A campanha presidencial passa, de fato, a ser reconhecida como a prioridade e uma luta para se vencer na hora certa e não na dos aliados.

 

Explica-se: o Maranhão e o Ceará são, respectivamente, o quarto e o terceiro colégios eleitorais do Nordeste. O Ceará fica colado no eleitorado pernambucano, o segundo no ranking. O PT sabe que é bom de voto nesses estados para Presidência e uma mera aposta nas eleições estaduais. O PT precisa dos aliados, mas Dilma precisa menos!

 

Na prática, mesmo que os petistas percam, ela deve ganhar. O PSB de Eduardo Campos, caso ele não seja o escolhido para disputar um segundo turno com a favorita Dilma, terá dificuldades em três estados para votar que não seja em Dilma. 

 

No Sergipe, o  PSB está coligado com o PT e o PMDB nas eleições estaduais. O senador Antônio Carlos Valadares, maior líder do PSB naquele estado, seria premido a ficar com Dilma numa segunda volta. O mesmo tende a ocorrer na Paraíba:o governador Ricardo Coutinho(PSB) teria que votar em Dilma para não ser massacrado pelo favorito Cássio Cunha Lima(PSDB), um dos favoritos de Aécio Neves no Nordeste. Na Bahia, a segunda colocada na disputa ao governo, a senadora Lídice da Mata(PSB), caso vá, ou não, para o segundo turno com o favorito Paulo Souto(DEM), teria que se ater a sua tradicional sintonia com o Lula e os petistas.

 

A coordenação de Dilma observa, orientados por Lula, um Doutor em Nordeste, que não é momento de entrar firme no semiárido. Além do apoio que apontam as pesquisas tende a receber, de graça, apoio dos socialistas que não têm como ficar os os tucanos.

 

Bem, na verdade, Rui Falcão falou mais do que aparentemente lhe saiu da boca. Em tese, isso muda, especialmente, se Campos virar o jogo para cima de Aécio Neves! Vamos ver!

 

Eis o mistério da fé.

 

Por Genésio Araújo Jr, jornalista

 

e-mail: [email protected]