31 de julho de 2025
OPINIÃO

Os tucanos estão no jogo!

Nesse final de semana, um dos importantes concorrentes, o candidato tucano Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, confirmou sua candidatura com o apoio dos paulistas, como nunca se viu.

Publicado em

(Brasília-DF)  Já disse por aqui, para insatisfação de alguns, que seja quem ganhar a eleição presidencial deste ano, especialmente entre os três principais concorrentes – a direita não saíra ganhando, terminantemente.

 

Os conservadores, os tradicionais, não os que só querem manter o poder e suas conquistas – não irão deter os programas de reposição de renda, as garantias do salario mínimo, os avanços no oferecimento de habitação e terra tanto nos meios urbanos com rurais, sustentabilidade ambiental, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o aborto legal, manipulação das células tronco entre outros temas.  Não adianta, não é possível segurar esta onda.

 

Nesse final de semana, um dos importantes concorrentes, o candidato tucano Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, confirmou sua candidatura com o apoio dos paulistas, como nunca se viu.

 

Os tucanos são vistos como os mais conservadores entres os principais concorrentes. O PT adora essa temática. Com razões de sobra, pois usou dessa polarização para vencer as três últimas eleições presidenciais.

 

Na verdade, Aécio Neves, muito hábil na política e ruim no entendimento econômico, não corre o risco tucano do passado. O partido não está tutelado pelo antigo PFL, hoje Democratas. Hoje, vem a ser o PT que se rende aos antigos “ filhotes da ditadura”, fazendo de tudo para conseguir dessa gente o precioso tempo de televisão.

 

Aécio Neves se apresenta com as credenciais de uma nova política café com leite, porém ao contrário da época da eleição do bico de pena, no início do século passado - se apresenta como o mais hábil para recolocar o Brasil nos trilhos de uma nova onda de crescimento e desenvolvimento, que teria sido colocada no congelador pela Presidenta Dilma após os bons Anos Lula.

 

Nas últimas eleições, quem decidiu os pleitos foram os consórcios entre Nordeste, Minas e Rio de Janeiro face a inexpressividade dos outros colégios eleitorais e por conta da divisão dos paulistas.

 

Aécio Neves tem a seu favor os paulistas, que nunca em tempo algum rejeitou tanto a Presidenta Dilma, segundo as pesquisas Datafolha e Ibope, recentes, terá o apoio maciço de Minas, a divisão no Rio de Janeiro e algumas fraturas no Nordeste.

 

Costumo dizer que, usando “imagens” de nosso Brasil que vem decidindo eleições presidenciais – o Nordeste foi onde o país nasceu, Rio de Janeiro é a alma brasileira, Minas seria o coração do Brasil e São Paulo seria o pulmão.

 

Nos últimos anos, o pulmão tem ficado num pulsar compassado, lá é cá, face a uma divisão de interesses.  A alma carioca se colocava contra os paulistas, que hoje não estão na disputa. Onde tudo surgiu, ainda parece convencido que as coisas não precisam mudar tanto.

 

O coração do Brasil, Minas tem um pouco de todos os brasis. Tem a fortaleza do Nordeste, pois tem um pouco do DNA do semiárido. Está de frente para o Centro-Oeste, que tanto fala para o Brasil dos Brics com suas commodities. Tem parte da riqueza dos Brasil que pulsa e que bate.

 

Aécio Neves colocou, de fato, os tucanos no jogo!

 

Eis o mistério da fé.

 

Por Genésio Araújo Jr, jornalista

 

e-mail: [email protected]