31 de julho de 2025
OPINIÃO

Faltam 10 dias!

Nesse fim de semana, jornal paulista fez entrevista com grupo articulado de Black Blocs que não esconde que poderá se aproveitar do trabalho do PCC(Primeiro Comando da Capital) durante os eventos do Mundial de Futebol.

Publicado em

(Brasília-DF)  Faltam 10 dias para o início da Copa do Mundo, no Brasil. Vimos, em São Paulo, a estreia das armaduras, logo apelidadas de “Robocops”, da polícia do Estado que tem o mesmo nome da Capital. Não se sabe se todas as polícias estaduais ,nas doze sub-sedes, vão usar os mesmos “apetrechos”.

 

Nesse fim de semana, jornal paulista fez entrevista com grupo articulado de Black Blocs que não esconde que poderá se aproveitar do trabalho do PCC(Primeiro Comando da Capital) durante os eventos do Mundial de Futebol.  

 

Tive uma conversa com um advogado de um dos partidos de oposição que me informou que tentara convencer os Black Blocs a não usarem os coquetéis Molotov, que aqui em Brasília teve um grande impacto, com destruição, em junho de 2013, das vidraças do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações  Exteriores(MRE), que tem um caráter simbólico na cidade por ser uma referencia cosmopolita e por ser um local belo, quase sagrado por ser um tipo de museu.  A fonte me garantiu que ele não tem segurança alguma que eles desistirão dos molotovs, porém tem certeza que alguns usarão “sacos com fezes”.  O alvo será a cara do Estado: a polícia.

 

Faltando tão pouco tempo para o Mundial, a maioria das ruas, especialmente fora do Nordeste, não estão preparadas para a “festa” como víamos em outras Copas. O que existe é coisa de comerciante. Eles sim, talvez, tão preocupados como os poderosos que comandam o Brasil, os Estados e os municípios. Segundo recente pesquisa da Confederação Nacional do Comércio(CNC), em sete das sub-sedes, 47% dos comerciantes temem prejuízos com o evento. As capitais nordestinas são as que possuem empresários mais esperançosos, como sempre o Nordeste!

 

O país do futebol já começou a notar o que o Mundo já percebeu: não existe a  empolgação, que seria natural.

 

Existe uma parte da comunicação social que estuda a semiótica, que é uma teoria geral de todas as linguagens e de todos os sistemas de significação.  Por esta vertente o cidadão comum, que pouco liga para as implicações sociais mais veementes que se dão na política, ao ver os grandes estádios feitos para o mundial ou os esqueletos de obras milardárias que foram programadas para ficarem prontas para tal fim, consegue materializar em suas mentes o tamanho do descalabro: precisarmos ter gasto tanto por isso?!  A resposta se garante pelas dúvidas, no entanto a maioria, certamente, não as terá.  Claro que não! 

 

A imagem do mal feito está a olhos vistos.

 

Todos os níveis de governo erraram nisso tudo. Lula imaginava, gênio(para uns do bem, para outros do mal) que é, que a chegada dos grandes eventos, trazidos por ele e seu grande prestígio, seriam perfeitos para o novo Brasil que foi montado para o Mundo nos últimos anos.  Escolheu aquela que ele considerava mais preparada para organizar a tarefa: Dilma Rousseff.  A guerrilheira e administradora que ele legou para a nossa história. Parecia a escolha perfeita. Não foi.  Dilma poderá ser reeleita e fazer um grande segundo governo, porém, também, vai entrar para a história como alguém que não soube estar a altura dos presentes dados por seu antecessor.

 

O movimento dos Black blocs, PCC, Robocops, desanimação, perplexidade internacional e mais alguma coisa vão entrar neste liquidificador! Podemos dizer que o mundo vive uma onda de desorientação, como fez questão de dizer Domenico de Masi em sua recente estada no Brasil – face a perda de modelos.

 

Não custa lembrar que os conservadores, sempre de direita ou de esquerda, sempre usaram os anarquistas para bem viver! Vamos ver onde vai dar isso!

 

Por Genésio Araújo Jr, jornalista

 

e-mail: [email protected]