Nada de afoitamentos
O mundo vai se acabar para a senhora Dilma Rousseff e o PT? Claro que não!
(Brasília-DF) Saiu mais uma pesquisa(IstoÉ–Sensus), nesse final de semana, mostrando que teremos um quase certo segundo turno na disputa presidencial.
O mundo vai se acabar para a senhora Dilma Rousseff e o PT? Claro que não! Os dias estão difíceis para a chefe de Governo e de Estado. Ela teima em dizer verdades. Em política, quase sempre isso deve ser feito com muito cuidado. A verdade deve ser pronunciada na proporção que gera esperanças e não quando proporciona pessimismos. Há quem diga que o povo nem sempre está preparado para ouvir verdades.
Ela trouxe para seu colo a crise da Petrobras pois, imagina-se, disse uma de suas verdades. Na Bahia, onde começa o Nordeste, ela falou a rádios locais que iria à frente mesmo sem o apoio de sua base aliada. Meu Deus, isso é coisa que se diga. E olhe que ela defende o tal presidencialismo de coalizão.
Mesmo assim, Dilma tem a seu favor Lula, que disse nessa sexta-feira,02, que ela é a candidata do Partido dos Trabalhadores à Presidência da República. Todos disseram o mesmo no encontro nacional do partido. Os aliados que estiveram lá, e foram convidados, viram que vão ter que lidar com esta situação e que o PT vai ter dificuldades para aceitar com palanques duplos.
Dilma inicia um processo de reação que começou com o anúncio do aumento do bolsa família e do reajuste da tabela do Imposto de renda que envolve a manutenção da política de reajuste do salário mínimo. Teremos o PAC 3 e o um novo Minha Casa Minha Vida. Mais do mesmo? Claro. Isso Já foi o que Lula deixou para ela, mas se der uma empurradinha no PIB e acalmar alguns empresários que relutam já é alguma coisa. Há quem diga que ela já perdeu a parada com os empresários e isso fica evidente com as altas e baixas no índice Ibovepa, mas ensisto, o mundo não se acabou.
Dilma faz parte de uma turma que dá nó em pingo d`água. Isso foi visto nas últimas cinco eleições, quase sempre sobre intenso bombardeio. O PT mostrou para terror de seus adversários que cresce com as dificuldades, enfim é um partido com a cara do povo brasileiro. Guerreia para sobreviver, só tem um terço das opiniões mas faz de tudo para vencer a aposta, fala mal de si mas não aceita que falem mal da família e adora se encantar com quem lhe fala meias verdades do que aqueles que lhe falam meias mentiras. Enfim, o PT não é fácil de ser batido e a maioria dos razoáveis está convencido que esta gente não vai entregar a rapadura sem brigar muito.
Aécio Neves e Eduardo Campos parecem não terem tanto sangue nas veias para derrubá-los. É verdade que Dilma é uma chata de galochas e polainas e ainda reluta em virar uma verdadeira petista. Dilma parece saber o que quer mas não é verdade. Vimos isso no Nordeste, ela não montou uma política clara de desenvolvimento regional, coisa que irrita profundamente. É verdade que os nordestinos de hoje, os muito jovens, especialmente, não sabem o que isso significa. Os mais experientes não conseguem imaginar nosso futuro promissor em meio a uma caatinga infernal e um outro tipo de indigência, a educacional, e o apartheid visto no índice Gini.
Dilma impôs suas insistência para a região porém mesmo assim ainda tem larga aprovação acima do paralelo 20o. Estaríamos errados ao criticá-la em sua apostas para a região? A olho nu, parece que sim!
São por essas e outras, que mesmo não calçando o chinelo fanabú do Governo Lula, ela ainda pode vencer nomes melhores do que o seu criador político enfrentou! São as voltas que a política dá. Nada de afoitamentos, por favor!
Por Genésio Araújo Jr, é jornalista
e-mail: [email protected]