31 de julho de 2025
OPINIÃO

E tudo isso numa Semana Santa!

Os nordestinos estão em destaque nisso tudo.

Publicado em

(Brasília-DF)  Começou a Semana Santa. Muitos políticos vão aproveitar para tirar umas pequenas férias, porém muitos outros vão ter dias intensos pela frente. Vamos cuidar de lembrar o que essa turma, que trabalha duro, tem pela frente.

 

Logo na segunda-feira,14, teremos um dia e tanto. Será o lançamento da pré- candidatura da chapa Eduardo Campos-Marina Silva.  Desde outubro do ano passado, com a ida de Marina para o PSB se esperava que a ex-senadora dissesse o que iria fazer após a decisão de entrar no partido socialista.

 

Na terça-feira,15, a presidente da Petrobras, a senhora Graça Foster, uma mulher respeitável, vai a Comissão de Assuntos Econômicos(CAE), do Senado Federal, tentar salvar a imagem de uma empresa mundial brasileira que vive maus momentos, mesmo sendo dona de uma das maiores reservas mundiais de petróleo.

 

Os nordestinos estão em destaque nisso tudo.  Campos-Marina é uma união de nordestino e nortista que impressiona o Brasil; o paulistério vê com atenção.  A CAE é uma comissão que é formada majoritariamente por gente do Nordeste, vindo em seguida com nortistas e com gente do Centro-Oeste. O presidente da Comissão é o paraibano, eleito pelo Rio de Janeiro, Lindenberg Farias. Essa gente nordestina está em tudo!

 

Só esses dois assuntos já nos dariam condições, de sobra, para dizer que não se fazem mais semanas santas como no passado. Contrição, purgação e ressurgimento são sentimentos e valores cristãos que influenciaram a humanidade de forma profunda e radical. No jogo político desta semana, em Brasília, teremos tudo isso, poderíamos dizer. Saber se serão nesta mesma ordem seria uma pretensão arrogante. 

 

A verdade é que a imagem Campos-Marina deverá ser melhor associada e sacramentada; especula-se que a imagem dos dois possa se amalgamar e gerar uma aumento nas intenções de votos para os dois.

 

Dona Graça é uma mulher que merece o respeito da sociedade pelo belo caminho que trilhou na mais importante empresa brasileira. Muitos acreditam que o pouco preparo do senador Aécio Neves para uma esgrima política com exigência de escopo e estofo possam dar uma certa vantagem a Dona Graça, que vai ao Senado para tentar evitar a criação efetiva da CPI da Petrobras(?!).  Como se sabe, no meio político, se “brigar” com mulheres, mesmo as nada ternas como Dona Graça, é tarefa inglória.  Disputa com mulheres seria como “briga com bêbados.

 

Costuma-se dizer que se se “bate” em mulher se ganha, logo, o adjetivo de grosso, tosco, não-cavalheiro, mas se se “perde” para uma mulher logo se ganha a alcunha de fraco, quase um emasculado.  A oposição terá o desafio de mostrar que Dona Graça é uma mulher de bem, mas comanda uma instituição que precisar dar mais explicações do que acha que já dá. Eles precisam mostrar compromisso com a empresa, para não passarem a impressão que impõem uma desmoralização para entregá-la ao setor privado.

Uma sétima especial.

 

Vamos ver o que essa  Semana Santa vai nos legar!

 

Por Genésio Araújo Jr, jornalista

 

e-mail: [email protected]