31 de julho de 2025
PIAUÍ

PSDB tem dificuldades para encontrar nomes para federal

O jogo político ganha corpo

Publicado em

(Brasília-DF, 23/01/2014)  O prefeito Firmino Filho (PSDB) informou ontem que a aliança entre PSDB e PMDB para as eleições de outubro próximo ainda não está definida por conta de questões programáticas e políticas que ainda precisam ser solucionadas. O PSDB Nacional quer candidaturas viáveis para deputado federal, e o partido tenta viabilizar nomes, mas está encontrando dificuldades. O prefeito já conversou com várias lideranças no sentido de convencê-las a a disputar uma cadeira na Câmara Federal. A informação é do jornal Diário do Povo do Piauí, de Teresina (PI).

 

Pelos entendimentos entre os dois partidos, o PMDB sai com a cabeça de chapa, com o deputado federal Marcelo Castro, e o PSDB indica o candidato a vice-governador, o ex-prefeito Sílvio Mendes. O PSB completa a chapa majoritária, com o governador Wilson Martins disputando o Senado. O PSDB também não definiu ainda como vai ser a coligação com os peemedebistas - se será feita apenas uma coligação majoritária, ou proporcional também.

 

O temor manifestado pela cúpula do PSDB é de que o partido funcione como escada eleitoral para o PMB, numa eventual aliança proporcional. Ontem, antes de anunciar a licitação dos ônibus em Teresina, Firmino se reuniu por cerca de duas horas com o ex-senador Freitas Neto, na tentativa de convencê-lo a disputar uma vaga para deputado federal. Freitas Neto ainda não respondeu ao prefeito. Não disse que não, mas também não disse que sim.

 

Não fechou portas, mas também não demonstrou muito interesse, porque pretende voltar à política, mas como candidato a deputado estadual, que oferece maiores chances de se eleger. Freitas Neto também está cotado para compor a equipe de governo de Zé Filho, quando ele assumir o Palácio de Karnak a partir de abril. Se ocupar cargo no governo, não poderá ser candidato.

 

O nome do secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, foi outro colocado para disputar a vaga. O vereador Joninha colocou o nome à disposição do partido para a missão. O vereador se lançaria numa dobradinha com o vereador Dr. Pessoa (PSD). "Eu seria candidato a federal e o Dr. Pessoa a estadual", disse ele. Firmino garante que até junho o partido chegará a uma definição. "Agora é hora do partido dialogar sobre isso. É muito cedo para definições", disse.

 

( da redação com edição de Genésio Araújo Junior)