Campos luta para continuar na moda!
A coluna de Genésio Araújo Jr é publicada todos os domingos aqui e em vários sites e jornais do Nordeste
(Brasília-DF) Não tem como correr do calendário. De hoje até as eleições presidenciais, teremos menos de 11 meses. A cada momento nos vemos frente aos fatos e esquecemos dos aflitivos, e impressionantes, dias que teremos pela frente.
Pois bem, duas semanas foram de PT, Dilma e Lula, e nessa semana, que a pouco se passou, vivemos dias voltados para o PSDB de Aécio Neves. Ele aplicou boas peças e mostrou que sabe fazer política. O mundo parou para Eduardo Campos e sua parceria com Marina Silva?!
Não resta dúvida que a pré-candidatura com mais cara de Nordeste precisa se reavaliar. Campos passou uma semana na Europa, falando com alemães e ingleses dando sinais de que o Brasil não se resume a um Fla-Flu. Aécio Neves tem que se entender com o “ partido clandestino em época de democracia” , a Rede de Marina Silva.
Passados 35 dias da inusitada união vimos Eduardo Campos numa encruzilhada. No Nordeste, território do qual tem que sair maior que entrou, hoje, Campos encara um urso de gola, como se diz acima do paralelo 20º.
No Maranhão, o PSB já avalia que terá dificuldades de trazer o PC do B para seu palanque, com a pré-candidatura de Flávio Dino. O Maranhão é o quarto colégio eleitoral do Nordeste. No Ceará, o terceiro butim de votos da região, ele deverá ser atropelado pelos virtuais apoios do novo PROS dos Ferreira Gomes e de Eunício Oliveira e o PMDB, salvo novo movimento. Na Bahia, Lídice da Mata será candidata e com isso ele terá digitais no maior colégio eleitoral do Nordeste. Em Pernambuco, o segundo colégio eleitoral da região, Campos deverá vencer, mas não deverá ser de lavada, pois Lula é pernambucano de nascimento.
No Piauí e na Paraíba, comandados por socialistas o bicho vai pegar. Wilson Martins perderá o amplo apoio que o reelegeu e deverá passar o posto para o PMDB que deverá lançar candidato ao Governo. Ricardo Coutinho(PSB) candidato à reeleição deverá perder apoio de Cássio Cunha(PSDB) que foi fundamental para sua chegada ao poder. Fora da região são muitos os problemas que precisam ser encarados de frente, pois se necessita ir além.
Lula avisa a todos os petistas, e o PED deverá ter seu momento final em quase todos os estados nesse final de semana – que não devem confrontar Campos. Marina não deve ficar sem respostas, porém Campos não. Quem faz isso é o próprio ex-presidente. Ele entra firme nos Estados do agronegócio. Campos perdeu o tempo com a face da economia nacional que mais faz o PIB brasileiro avançar. A Presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (TO), agora no PMDB, hoje é muito próxima da Presidenta Dilma e dá o caminho aos petistas onde devem entrar para reduzir as desconfianças.
Campos tem que encontrar um novo rumo para a união com Marina Silva para que o sua caminhada e o PSB continuem sendo o partido da moda.
Os dias prometem!
Eis o mistério da fé.
Por Genésio Araújo Jr, é jornalista
e-mail: [email protected]