O Fator Campos já vale à pena!
A coluna de Genésio Junior é publicada todos os domingos neste espaço
(Brasília-DF, 09/06/2013) O semestre, de fato, não está terminando nada bom para o Palácio do Planalto.
São muitas as notícias negativas ou não positivas. Não fiquem à beira da crença de que no mundo político só existe o positivo e o negativo, o bom e o ruim. O Governo Federal e a própria Presidenta Dilma devem assim avaliar. As oposições, visto que o quadro político foi antecipado, não têm muito de construção própria. Existem muitos problemas com eles lá.
Para fechar o período onde o negativo prevaleceu sobre o positivo( o sexto mês do ano está só começando!) teve a pesquisa Datafolha desse último sábado. Dilma continuar na frente, o virtual candidato do PSDB, Aécio Neves, avançou e colou em Marina Silva, enquanto Eduardo Campos parece estar do mesmo tamanho. Chamou atenção que o Governo Federal tenha perdido 8 pontos em sua aprovação. As pessoas estão preocupadas com os preços e o emprego.
As notícias não agradam, mas o emprego não está sob risco - as pessoas ainda têm a sensação de que a vida pode melhorar. Enfim, o mundo não vai acabar como pensam alguns.
A pesquisa revela que Eduardo Campos tem o dobro de suas intenções nacionais de voto, 6%, no Nordeste com 12%. Não se sabe como será o futuro da pré-candidatura do neto de Arraes, porém ela já está servindo, e muito, para os interesses nordestinos.
A Presidenta Dilma, na semana passada - segunda-feira, 03 - esteve em Natal(RN) para entregar equipamentos para os municípios, cumprindo promessa anunciada em abril durante a reunião de governadores do Nordeste, durante evento do Conselho Deliberativo da Sudene(Condel). Lá, ela prenunciou que os agricultores nordestinos teriam novidades sobre as dívidas rurais, em sua maioria contraída em bancos públicos ,e que não foram pagas por conta das secas. Na terça-feira, 04, no Palácio do Planalto, no lançamento do Plano Safra empresarial, ela prenunciou os termos de um amplo acordo de renegociação que será apresentado, com maior clareza, num evento no Nordeste nesta semana.
Na quinta-feira, 07, agora no lançamento do Plano Safra da agricultura familiar, ela disse que o evento de lançamento do Plano Safra do Semiárido (a primeira vez que o Brasil terá um plano safra regionalizado) seria na Bahia, no final de junho. Os termos dessa ampla negociação estarão claros até lá. O PT e o PMDB do Nordeste vão querer chamar para si os méritos desse novo acordo, fundamental para a chamada classe média rural nordestina. Essa turma é chamada, no Nordeste, de vaqueiros de gente. Eles carregam a opinião pública do campo ou nas costas ou para as urnas!
A Política Real, agência de notícias especializada em Nordeste, questionou o ex-coordenador da Bancada do Nordeste, o líder do PT, José Guimarães(CE), se esse movimento do Governo Federal existiria se não fosse o fator Eduardo Campos. Ele, de pronto, disse que desde à época em que ele coordenava os nordestinos, na Câmara, esse assunto era tratado com todo o cuidado e evoluía a cada momento. De fato.
A verdade é que Dilma e os seus estavam indiferentes a este assunto e agora arrastam o tema como forma de gerar notícia positiva por até um mês.
Não existem coincidências na política.
Uma coisa é certa a candidatura de Campos, pra valer, ou não, - já é muito bem vinda!
Eis o mistério da fé.
Por Genésio Araújo Jr, jornalista
e-mail: polí[email protected]